| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente da legislação e regulamentação na área do urbanismo. |
| Conhecimento abrangente e especializado de metodologias, técnicas e normalização de desenho. |
| Conhecimento abrangente e especializado sobre os conceitos de desenvolvimento sustentável e de construção sustentável. |
| Conhecimento especializado de análises espaciais, de produção de cartografia temática e de informação geográfica: fontes, recolha e tratamento. |
| Conhecimento especializado de softwares de desenho assistido por computador e de modelação digital tridimensional, inclusive baseados na metodologia BIM (Building Information Modeling), para execução e produção de conteúdos abrangendo vários domínios cien |
| Conhecimento especializado de técnicas e métodos na topografia, cartografia, fotogrametria e levantamento do espaço construído. |
| Conhecimento fundamental de planeamento e gestão da manutenção de empreendimentos, ao longo do seu ciclo de vida. |
| Conhecimento fundamental de planeamento e gestão de projetos e obras, incluindo medições e orçamentação na construção. |
| Conhecimento fundamental de representação e de interpretação de peças escritas e desenhadas que constituem os diferentes projetos de um edifício. |
| Conhecimento fundamental dos sistemas construtivos, da composição e funcionamento de redes de instalações técnicas em edifícios e de infraestruturas urbanas. |
| Conhecimentos especializados de materiais e de técnicas para a execução de maquetes. |
| Conhecimentos fundamentais da metodologia BIM e especializados da atividade de modelador BIM. |
| Conhecimentos fundamentais de matemática, de geometria descritiva e de programação (Excel / Visual Basic for Applications). |
| Aptidões |
| Acompanhar e realizar levantamentos geométricos e esquiços de edifícios, equipamentos e infraestruturas urbanas. |
| Analisar, articular e aplicar instrumentos de planeamento urbano em processos de ordenamento e gestão territorial integrado em equipas multidisciplinares. |
| Aplicar ferramentas dos sistemas de informação geográfica para a representação do território e do espaço urbano, criando, editando, analisando e gerindo informação georeferenciada. |
| Aplicar procedimentos mais eficazes para a execução, organização e gestão de projetos e obras. |
| Conceber e executar formas geométricas de desenho na perspetiva das suas representações em plano e em 3D. |
| Construir aplicações informáticas no sentido de automatizar tarefas de desenho, de cálculo e de gestão. |
| Criar representações (desenhos e modelos digitais) do espaço construído (equipamentos, edifícios, terrenos e infraestruturas urbanas), em 2D e 3D, com recurso a softwares (CAD e BIM), aplicando as normas de desenho técnico na sua execução. |
| Executar medições e orçamentos na construção com recurso à metodologia BIM. |
| Identificar e descrever a constituição dos principais sistemas construtivos, dos sistemas de redes de instalações técnicas em edifícios e de infraestruturas urbanas. |
| Identificar e executar práticas de desenvolvimento sustentável e de construção sustentável. |
| Identificar e interpretar as peças escritas e desenhadas que constituem os diferentes projetos de um edifício. |
| Interpretar e realizar levantamentos topográficos e aplicar técnicas para manipular cartografia digital. |
| Organizar e atualizar a informação de apoio ao planeamento e à gestão das intervenções de manutenção de empreendimentos, ao longo do seu ciclo de vida. |
| Atitudes |
| Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias. |
| Adaptar-se ao meio social e económico envolvente. |
| Demonstrar a capacidade de liderança e de gestão de equipas de trabalho, assegurando a sua motivação. |
| Demonstrar capacidade de comunicação. |
| Demonstrar capacidade de gestão e organização do trabalho. |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da gestão de conflitos e da motivação. |
| Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas concretos e de emergência. |
| Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e espírito crítico. |
| Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho. |