| Conhecimentos |
| Conhecimento profundo acerca das habilidade motoras das diferentes modalidade de surfing. |
| Conhecimentos especializados sobre os procedimentos de organização, gestão e avaliação de sessões de iniciação de surfing, no treino e na animação turística. |
| Conhecimentos profundos e especializados da segurança e gestão do risco, primeiros socorros e resgate em meio aquático. |
| Conhecimentos básicos de tecnologias de informação e comunicação adaptadas ao surfing. |
| Conhecimentos básicos sobre a enquadramento e funcionamento das entidades promotoras de atividades de surfing, nos contextos do treino e da animação turística. |
| Conhecimentos básicos sobre a estrutura da carreira de treinador desportivo e as respetivas exigências. |
| Conhecimentos básicos sobre a planeamento, organização e gestão de eventos de surfing (competitivos ou de lazer). |
| Conhecimentos básicos sobre principios de proteção do meio ambiente. |
| Conhecimentos básicos sobre produtos turísticos e serviços de surfing. |
| Conhecimentos especializados na comunicação e gestão de grupos para o enquadramento de experiências de surfing no contexto da animação turística. |
| Conhecimentos fundamentais das etapas de desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor, e as etapas de formação desportiva e as suas implicações para a prática. |
| Conhecimentos fundamentais sobre a criação de ambientes positivos de aprendizagem no treino, ou em atividades de surfing no contexto da animação turística. |
| Conhecimentos fundamentais sobre o papel do desporto na formação pessoal, social e desportiva dos participantes e dos mecanismos da fidelização à prática desportiva a longo prazo. |
| Conhecimentos profundos e especializados dos equipamentos, locais de prática e respetivas condições de segurança necessárias para a realização de atividades de surfing. |
| Aptidões |
| Aplicar procedimentos de segurança, gestão do risco e técnicas de salvamento em meio aquático. |
| Auxiliar a conceção, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços de surfing. |
| Auxiliar a operacionalização dos processos inerentes ao funcionamento das entidades promotoras de surfing. |
| Auxiliar no planeamento, organização e gestão de eventos de surfing. |
| Dominar as habilidades motoras associadas às modalidades de surfing, que permitam o acompanhamento, avaliação e desenvolvimento dos participantes. |
| Organizar e gerir grupos nas sessões de surfing (no treino ou na animação turística), com base em princípios pedagógicos adequados ao nível e características do participantes. |
| Organizar, gerir e assegurar a qualidade dos equipamentos e materiais, assim como a adequabilidade dos espaços de prática, nas atividades de surfing. |
| Planear e executar medidas de gestão ambiental nas atividades de surfing. |
| Preparar o enquadramento e condução das sessões de surfing adequando a sua comunicação ao nível e características dos participantes. |
| Preparar o processo de recrutamento de participantes para as atividades. |
| Utilizar as tecnologias de informação e comunicação no apoio aos processos de organização e gestão das atividades de surfing. |
| Utilizar os princípios e valores fundamentais do desporto e da animação turística como base para o planeamento do treino, das atividades e dos eventos de surfing. |
| Atitudes |
| Adaptar-se à evolução da tecnologia aplicada aos materiais e produtos relacionados com as atividades de surfing. |
| Adotar boas práticas profissionais, éticamente fundadas, no exercício da atividade. |
| Demonstrar capacidade de comunicação, colaboração e empatia com os diversos interlocutores. |
| Demonstrar conhecimento geral sobre a prática desportiva motivando os participantes para a atividade física como meio para uma melhor qualidade de vida. |
| Demonstrar conhecimento sobre as modalidades desportivas, utilizando-o como percursor da qualidade de ensino e treino. |
| Demonstrar rigor, iniciativa e responsabilidade no cumprir das regras e procedimentos organizacionais. |
| Revelar capacidade de adaptação às características pessoais (psicológicas e motoras) dos participantes. |
| Revelar capacidade de organização e adaptação às imprevisibilidades que o contexto apresenta. |
| Revelar uma atitude ambiental e socialmente responsável no planeamento de atividades ou eventos de surfing. |