| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes das tendências e produtos turísticos |
| Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e de comunicação nos vários domínios do setor do turismo |
| Conhecimentos abrangentes dos princípios e práticas éticas associadas à atividade profissional no turismo |
| Conhecimentos abrangentes sobre a mudança global na procura turística e o desenvolvimento de novos destinos e produtos |
| Conhecimentos abrangentes sobre enologia, passando pelo seu histórico, tipos de uva e principais castas, classificação dos vinhos, técnicas de vinificação e armazenamento |
| Conhecimentos abrangentes sobre metodologias de gestão de projetos |
| Conhecimentos especializados das características do património natural e cultural |
| Conhecimentos especializados das principais estruturas político-administrativas do turismo |
| Conhecimentos especializados das técnicas de valorização do património natural e cultural |
| Conhecimentos especializados de ações e de programas de informação e de comercialização turísticos |
| Conhecimentos especializados de planeamento, organização e tratamento da informação em turismo |
| Conhecimentos especializados do papel do marketing, a sua função e impacto no mercado turístico |
| Conhecimentos especializados do turismo online para a procura e oferta global |
| Conhecimentos especializados dos principais destinos turísticos |
| Conhecimentos fundamentais das línguas portuguesa e inglesa |
| Conhecimentos fundamentais em preparação e confeção de pratos de cozinha: portuguesa, sazonal, criativa, internacional e pastelaria |
| Aptidões |
| Analisar as necessidades e as tendências da procura turística atual e potencial |
| Aplicar técnicas de análise do potencial turístico de recursos naturais e culturais |
| Aplicar técnicas de classificação da oferta turística |
| Aplicar técnicas de comunicação na realização de tarefas de informação turística |
| Avaliar e aplicar métodos e técnicas de recolha de informação turística, de caráter geral, histórico e cultural, e identificar motivações e interesses dos clientes para adequar as ofertas do setor da animação |
| Desenhar os menus e colaborar na elaboração de listas de bebida de acordo com diferentes temas ou eventos |
| Elaborar o sistema de informação que caracteriza o sistema turístico em que pretendem intervir |
| Identificar mercados estratégicos da organização, posicionamento e estratégia de marketing |
| Organizar, executar e controlar ações e programas de comercialização turística |
| Planear reservas em função de fluxos de procura e de canais de comercialização |
| Programar conteúdos de turismo adequados aos diferentes segmentos de mercado |
| Usar, corretamente, a língua inglesa, no contexto do turismo e da indústria hoteleira |
| Utilizar, corretamente, a língua portuguesa, no contexto do turismo e indústria hoteleira |
| Atitudes |
| Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos processos no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
| Demonstrar aprendizagem autónoma |
| Demonstrar autonomia e criatividade no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
| Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes clientes e contextos de trabalho |
| Demonstrar capacidade de autonomia e responsabilidade |
| Demonstrar capacidade de comunicação, a nível interno e externo, com interlocutores diferenciados |
| Demonstrar capacidade de liderança, de animação de grupos e de gestão de conflitos |
| Demonstrar capacidade de tolerância face a diferenças culturais e linguísticas |
| Demonstrar capacidade de trabalho com orientação para objetivos e cumprimento de prazos |
| Demonstrar capacidade para agir em função de princípios éticos e deontológicos |
| Demonstrar proatividade na análise e na resolução de problemas no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
| Demonstrar rigor, organização e método de trabalho |