| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente de línguas estrangeiras no geral e no contexto específico do alojamento em hotelaria |
| Conhecimento abrangente e especializado dos sistemas de informação de apoio à gestão do alojamento em hotelaria |
| Conhecimentos especializados sobre técnicas comerciais e de maximização da receita |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre postura e imagem profissional |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de normas de contabilidade e faturação, gestão de contas e auditoria noturna |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de sistemas informáticos com funcionalidades de gestão de reservas, front office e quartos |
| Conhecimentos abrangentes e especializados relativos ao planeamento, organização e gestão de todas as operações de recepção e alojamento em hotelaria |
| Conhecimentos especializados de técnicas de atendimento e acolhimento ao cliente em hotelaria incluindo os clientes com necessidades especiais (deficientes, idosos, doentes,crianças, etc) |
| Conhecimentos especializados sobre práticas e procedimentos de serviço em Front Office e reservas |
| Conhecimentos especializados sobre práticas e procedimentos de serviço em Housekeeping |
| Conhecimentos especializados sobre segurança, higiene e socorro em estabelecimentos hoteleiros e similares, aplicando a legislação e as normas internacionais |
| Conhecimentos especializados sobre técnicas de atendimento diferenciado de clientes respeitando a etiqueta e protocolo internacionais |
| Conhecimentos especializados sobre terminologia técnica e conceitos básicos de turismo e hotelaria |
| Aptidões |
| Analisar e aplicar planos de segurança, higiene e socorro em hotelaria no cumprimento da legislação e das normas internacionais |
| Analisar e gerir sistemas de informação de apoio à gestão utilizando adequadamente as aplicações informáticas |
| Analisar o desempenho do hotel e desenvolver e aplicar planos operacionais adequados |
| Aplicar técnicas de atendimento presencial e telefónico e técnicas de comunicação em geral |
| Aplicar técnicas de promoção e marketing de serviços prestados pela unidade hoteleira |
| Avaliar e aplicar os procedimentos e instrumentos que melhor se ajustem a cada situação e contexto nos diferentes âmbitos da operação de alojamento em hotelaria |
| Dinamizar práticas de responsabilidade social e ambiental, procedimentos protocolares a respeitar com diferentes targets e situações |
| Manusear e utilizar a aplicação informática para o alojamento e as respetivas funcionalidades |
| Planear e executar atividades de Housekeeping, nomeadamente limpeza de quartos, áreas públicas e de serviço, lavandaria/rouparia |
| Planear e executar atividades de reservas individuais e de grupos, assim como acompanhar todo o processo até à chegada do cliente |
| Planear e executar atividades inerentes aos serviços de check in e check out ao cliente em hotelaria |
| Preparar e tratar informação recebida e produzida de acordo com padrões de serviço e normas internas, cumprindo os procdimentos oficiais |
| Saber comunicar em diferentes idiomas |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade comercial de apresentação e venda de produtos e serviços |
| Demonstrar capacidade de disciplina no cumprimento das normas de segurança, higiene e socorro |
| Demonstrar capacidade de escuta ativa na interação com o cliente |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas decorrentes de solicitações e reclamações de clientes |
| Demonstrar ética e descrição relativamente a preços, faturas e pagamentos |
| Demonstrar interesse em compreender e respeitar as expetativas e necessidades dos clientes, respeitando as diferenças e a sua individualidade |
| Demonstrar proatividade, organização, disciplina e capacidade de gestão do tempo |
| Demonstrar sentido de observação e atenção ao detalhe |
| Demontrar responsabilidade no cumprimento de normas e procedimentos internos da organizaçao |
| Demostrar inteligência e controlo emocional perante situações de emergência, de reclamação ou de stress |
| Desmontrar capacidade de atuar em função de objetivos, de organização e gestão orientada para o cliente |
| Desmontrar capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal com diferentes interlocutores e em equipa |
| Desmontrar capacidade de liderar: dar instruções, orientar e motivar |