| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados de gestão ambiental, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 14001, EMAS e ferramentas de apoio à gestão ambiental |
| Conhecimentos especializados de gestão da segurança no trabalho, incluindo os requisitos da norma OHSAS 18001 e ferramentas de apoio à gestão da segurança no trabalho |
| Conhecimentos especializados da organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações |
| Conhecimentos especializados de gestão da qualidade da água, incluindo o funcionamento dos sistemas de tratamento de águas e águas residuais, para atuar na sua monitorização e controlo |
| Conhecimentos especializados de gestão da qualidade do ar, incluindo as técnicas de avaliação da qualidade do ar ambiente e os requisitos legais e regulamentares |
| Conhecimentos especializados de gestão de resíduos, incluindo a política, instrumentos de gestão e os requisitos legais e regulamentares |
| Conhecimentos especializados de legislação de segurança e saúde no trabalho e do ambiente |
| Conhecimentos especializados de metodologias de avaliação, prevenção e controlo dos perigos e riscos laborais |
| Conhecimentos especializados de métodos de avaliação dos factores psicossociais no trabalho |
| Conhecimentos especializados de microbiologia |
| Conhecimentos especializados de química |
| Conhecimentos especializados de ruído laboral e ruído ambiente, incluindo as técnicas de medição e controlo do ruído e vibrações |
| Conhecimentos especializados de técnicas de informação, comunicação e formação |
| Conhecimentos especializados sobre o controlo dos agentes fisicos, quimicos e biológicos em locais de trabalho |
| Conhecimentos fundamentais de ergonomia e de organização de empresas |
| Conhecimentos fundamentais de matemática |
| Conhecimentos fundamentais de organização de emergência |
| Aptidões |
| Aplicar ferramentas de apoio à gestão ambiental de uma organização na identificação e priorização de aspetos ambientais e na utilização técnicas de diagnóstico do desempenho ambiental |
| Aplicar normas e procedimentos de atuação em situações de emergência |
| Aplicar técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos profissionais |
| Aplicar técnicas de informação e comunicação adequadas ao contexto de intervenção |
| Conceber documentação técnica relacionada com as áreas de intervenção |
| Conceber e avaliar a eficácia das ações de formação e sensibilização em segurança no trabalho e ambiente |
| Conceber e executar a organização da emergência |
| Conceber e executar a organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações |
| Conceber e executar medidas de controlo e melhoria da qualidade do ar |
| Conceber e executar medidas de redução do consumo, de prevenção e de controlo da poluição da água, incluindo alterações na operação e gestão de processos de tratamento de águas e de águas residuais para melhorar a sua eficiência |
| Conceber e executar planos de prevenção e controlo dos riscos profissionais |
| Conceber e executar programas de gestão de resíduos |
| Controlar a aplicação das técnicas de medição do ruído, definir e implementar medidas de prevenção e controlo da poluição sonora |
| Controlar a atuação de forma adequada em situações de acidente ou incidente ao nível da segurança no trabalho e do ambiente |
| Controlar a documentação e registos do sistema de gestão da segurança no trabalho e do ambiente |
| Controlar o cumprimento das normas de segurança no trabalho |
| Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de requisitos legais e normativos. |
| Identificar causas de não conformidades da segurança no trabalho e ambientais e definir as medidas corretivas adequadas |
| Pesquisar e aplicar legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes setores de intervenção |
| Planear e controlar as etapas de implementação e acompanhamento de sistemas de gestão da segurança no trabalho e do ambiente |
| Planear e utilizar técnicas de auditoria a sistemas de segurança no trabalho e do ambiente. |
| Utilizar técnicas de determinação de agentes físicos, químicos e biológicos em meio laboral e no meio ambiente e avaliar a conformidade legal |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos de nível superior, quando inserido em equipa |
| Demonstrar capacidade de agir com espírito de equipa e cooperação para responder às solicitações do serviço |
| Demonstrar capacidade de comunicação com diferentes interlocutores |
| Demonstrar capacidade de trabalho, orientação para objetivos e rigor, cumprimento de prazos, horários e procedimentos definidos |
| Demonstrar capacidade para se adaptar às evoluções técnicas e metodológicas e a diferentes contextos organizacionais |
| Demonstrar capacidade para solucionar situações ou problemas que são da sua responsabilidade e determinar quando são da responsabilidade de um nível hierárquico superior |
| Demonstrar disponibilidade para adotar as soluções adequadas para a resolução de conflitos |
| Demonstrar iniciativa, proatividade, assertividade e espírito crítico |
| Demonstrar responsabilidade no cumprimento da legislação, normas, regulamentos e procedimentos de boas práticas |
| Demonstrar responsabilidade no desempenho e capacidade de supervisão de terceiros e gestão de equipas, demonstrando capacidade de liderança e motivação |