Conhecimentos |
Conhecimento abrangente e especializado de programas de inclusão e integração social e comunitária. |
Conhecimento abrangente e especializado em cuidados básicos de saúde e cuidados pessoais a prestar aos idosos. |
Conhecimento abrangente e especializado em métodos e técnicas de tratamento, armazenamento e conservação de materiais. |
Conhecimento abrangente e especializado sobre as ajudas técnicas e outros equipamentos de apoio aos idosos. |
Conhecimento abrangente e especializado sobre comunicação e relações interpessoais. |
Conhecimento abrangente e especializado sobre ética aplicada à gerontologia e enquadramento legal da atividade profissional. |
Conhecimento abrangente e especializado sobre modelos teóricos e programas de intervenção no envelhecimento ativo. |
Conhecimento abrangente e especializado sobre os aspetos biopsicossociais do envelhecimento. |
Conhecimento abrangente e especializado sobre sistemas de gestão da qualidade nas organizações e serviços de apoio a idosos. |
Conhecimento abrangente e especializado sobre situações de negligência, abuso e maus tratos em idosos. |
Conhecimento fundamental de técnicas de primeiros socorros e sistema integrado de emergência médica. |
Conhecimento fundamental sobre vigilância do estado de saúde e identificação/avaliação de riscos. |
Conhecimento fundamental sobre a biologia do corpo humano, os processos fisiológicos do envelhecimento e principais patologias do idoso. |
Conhecimento fundamental sobre alimentação, nutrição e hidratação aplicada aos idosos. |
Conhecimento fundamental sobre modelos, estratégias e instrumentos de gestão em saúde. |
Conhecimento fundamental sobre o processo de elaboração de programas de intervenção. |
Conhecimento fundamental sobre tecnologias de informação e comunicação. |
Conhecimento profundo e especializado de estratégias de prevenção de acidentes. |
Conhecimento profundo e especializado em técnicas de animação e lazer em gerontologia. |
Conhecimentos fundamentais sobre as bases e características das instituições e serviços de saúde de apoio aos idosos e dinâmicas de funcionamento intra e interinstitucionais. |
Aptidões |
Acompanhar e orientar o idoso em atividades de vida diária e atividades instrumentais, de acordo com o seu grau de funcionalidade. |
Adaptar os cuidados de higiene pessoal, conforto e eliminação, alimentação e hidratação às necessidades do idoso, selecionando as ajudas técnicas mais adequadas. |
Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde relativas ao exercício da atividade. |
Aplicar estratégias de comunicação assertiva no contexto das relações interpessoais e de resolução de conflitos. |
Aplicar os requisitos dos sistemas de gestão da qualidade relativos aos serviços e equipamentos de apoio a idosos. |
Avaliar a qualidade dos serviços prestados por si e por terceiros sob sua supervisão. |
Avaliar as necessidades e interesses dos idosos para o planeamento e implementação de ações/programas de intervenção adequados. |
Conceber e aplicar estratégias, atividades e tarefas que concorram para um envelhecimento ativo e para o bem estar físico e mental dos idosos. |
Conceber e aplicar programas de estimulação cognitiva e desenvolvimento do Eu. |
Definir objetivos de intervenção considerando o contexto de atuação e as características do público alvo. |
Detetar, avaliar, registar e reportar alterações do estado físico ou psíquico do idoso, atuando em situações de emergência no âmbito das suas competências. |
Identificar riscos de acidentes e implementar medidas de segurança no domicílio ou contexto institucional. |
Indicar as respostas de proteção social em função das necessidades e do contexto biopsicossocial do idoso. |
Organizar espaços, equipamentos e materiais diversos, adaptando-os às características do idoso. |
Selecionar os recursos, tecnológicos e outros, em função dos objetivos pretendidos. |
Selecionar técnicas e procedimentos de manutenção, armazenamento e conservação de equipamentos, utensílios e produtos em função das suas características. |
Utilizar ferramentas de avaliação do contexto interno e externo para definição de um plano de ação. |
Atitudes |
Demonstrar assertividade e empatia no relacionamento com outros (utentes, familares, equipa técnica). |
Demonstrar capacidade de atuação dentro dos limites da sua atividade. |
Demonstrar capacidade de reflexão sobre a sua atuação e a dos que integram a sua equipa de trabalho, na perspetiva da melhoria contínua do seu desempenho. |
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa multidisciplinar e de liderança. |
Demonstrar capacidade para adotar comportamentos proativos e autónomos nas situações que implicam resolução de problemas. |
Demonstrar capacidade para gerir adequadamente o tempo em função das exigências profissionais. |
Demonstrar capacidade para gerir conflitos interpessoais com os diversos interlocutores. |
Demonstrar capacidade para respeitar os princípios de ética e deontologia inerentes à profissão. |
Demonstrar capacidade para se adaptar a diferentes situações e contextos familiares e institucionais, demonstrando espírito de iniciativa e capacidade de inovação. |
Demonstrar responsabilidade e autonomia nos processos de tomada de decisão. |