| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente de recursos educativos em suportes variados, nomeadamente, os digitais, que visem aprendizagem lúdica e interativa. |
| Conhecimento abrangente sobre a seleção de técnicas de apoio à aprendizagem recreativa das crianças, em áreas como a língua materna, a matemática, o estudo do meio físico e social e as expressões artísticas e físico-motoras. |
| Conhecimento abrangente sobre estratégias de interação com crianças, incluindo as que têm necessidades educativas especiais. |
| Conhecimento abrangente sobre o desenvolvimento global das crianças, bem como, sobre saúde, segurança, higiene e bem-estar infantil. |
| Conhecimento abrangente sobre o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e psicomotor das crianças. |
| Conhecimento factual de atividades educativas recreativas para crianças. |
| Conhecimento factual nas áreas da expressão plástica, musical, dramática e físico-motora. |
| Conhecimento teórico de planeamento e implementação de projetos educativos lúdicos para crianças. |
| Conhecimento teórico sobre a estrutura das instituições e organizações educativas para crianças. |
| Aptidões |
| Colaborar no planeamento e na dinamização de projetos lúdico-educativos, promotores de desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e psicomotor das crianças. |
| Comunicar de forma clara e adequar o discurso ao interlocutor e à situação comunicativa. |
| Dinamizar e avaliar atividades recreativas e de aprendizagem, direcionadas especificamente para o público infantil. |
| Identificar e sinalizar comportamentos de risco. |
| Interagir positivamente com todas as crianças, nomeadamente, as que têm necessidades educativas especiais. |
| Mediar conflitos e adaptar as crianças às normas de funcionamento da instituição/organização. |
| Organizar e adaptar espaços à tipologia das atividades e do grupo de crianças. |
| Organizar e manter um registo atualizado da informação relativa às atividades e projetos dinamizados. |
| Pesquisar, selecionar e adaptar recursos educativos lúdicos, incluindo os recursos digitais, adequados ao público-alvo, para contextos formais, informais e não formais de aprendizagem, em áreas como a língua materna, a matemática, o estudo do meio físico |
| Atitudes |
| Agir de acordo com os princípios éticos da sua profissão. |
| Demonstrar capacidade de colaboração na implementação de atividades lúdicas de aprendizagem e de projetos que visem o desenvolvimento integral e equilibrado das crianças. |
| Demonstrar capacidade de resolução assertiva de conflitos/problemas. |
| Demonstrar capacidade de trabalho, de colaboração, de responsabilidade, de autonomia, de iniciativa e de flexibilidade. |
| Demonstrar capacidade proativa na pesquisa e na seleção de recursos educativos adequados ao público-alvo e aos objetivos de projetos ou de atividades. |
| Demonstrar uma boa capacidade de comunicação oral e escrita, adequando o discurso aos diversos interlocutores e contextos comunicativos. |
| Evidenciar capacidades de interação com as crianças, as famílias e com os restantes membros da comunidade. |
| Evidenciar preocupação com a criação e manutenção de ambientes seguros, saudáveis e estimulantes, que otimizem o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem-estar das crianças. |