Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 24
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Setúbal Campus do IPS - Estefanilha 24 60
Descrição geral Analisar, desenhar, implementar e avaliar produtos multimédia e videojogos, com recurso às tecnologias específicas para o efeito, nas diversas vertentes das mesmas, nomeadamente computadores pessoais, Web e dispositivos móveis.
Atividades principais
Adaptar aplicações existentes e respetivos conteúdos para plataformas alternativas
Implementar produtos multimédia (multimédia interativa, e-learning, realidade virtual, realidade aumentada, etc.)
Implementar videojogos integrando recursos diversos, internos ou externos à organização
Integrar e colaborar com equipas de programação de videojogos
Produzir conteúdos, game assets e elementos multimédia (texturas, clips de áudio e video, modelos 3D, etc.)
Testar videojogos e aplicações multimédia e produzir a respetiva documentação
Conhecimentos
Conhecimento abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para dispositivos móveis.
Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.
Conhecimentos especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para a Web.
Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão
Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional.
Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.
Conhecimentos fundamentais sobre criação e edição de game assets, nomeadamente conteúdos audiovisuais e modelos 3D.
Conhecimentos fundamentais sobre o modelo de organização de empresas, tipologia, estrutura organizacional e funções de gestão
Aptidões
Analisar, desenhar e apresentar mockup, ideias, conceitos e mecânicas relativas à criação de novas aplicações multimédia e videojogos.
Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos.
Comunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa.
Criar texturas, clips de áudio, modelos tridimensionais e outros recursos utilizando ferramentas de autor para o efeito.
Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para a Internet e/ou Web, tendo em conta os requisitos deste tipo de arquitetura.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existentes.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para dispositivos móveis, tendo em conta as limitações físicas da interação com os mesmos e tirando partido dos sensores que estes possuem.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API.
Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação nos projetos em que participe.
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação a novos desafios tecnológicos
Demonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade.
Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva
Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais

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Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 12 0 0 10%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 3 0 0 2.5%
Gestão e Administração (0345) 0345 6 0 0 5%
Matemática (0461) 0461 12 0 0 10%
Ciências Informáticas (0481) 0481 87 0 0 72.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 330h 0h 60
Semestral Ferramentas de Edição de Som e Imagem Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Elementos de Matemática II Geral e científica 0461 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Elementos de Matemática I Geral e científica 0461 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Design e Programação de Jogos Técnica 0481 243h
 (HEP 153h)
60h 0h
9
Semestral Bases de Dados Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Videojogos multijogador e em rede Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Introdução à Programação Web Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Interação Pessoa-Máquina Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
2º Ano 1620h 180h 0h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0481 810h
 (HEP 810h)
0h 0h
30
Semestral Técnicas Avançadas de Programação para Videojogos Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Programação de Aplicações Móveis Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Inteligência Artificial Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de Empresas e Comportamento Organizacional Geral e científica 0345 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Ferramentas de Modelação 3D Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)