| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente em Biologia. |
| Conhecimento abrangente em computação criativa e animação 3D. |
| Conhecimento abrangente em educação Ambiental e Energias Renováveis. |
| Conhecimento abrangente em Física e Astronomia. |
| Conhecimento abrangente em história e património cultural. |
| Conhecimento abrangente em Matemática. |
| Conhecimento abrangente em Química. |
| Conhecimento abrangente em robótica e prototipagem. |
| Conhecimento abrangente em técnicas de comunicação e divulgação científica. |
| Conhecimento especializado em metodologias de ciência recreativa e de educação informal das ciências. |
| Conhecimento especializado em técnicas de animação sociocultural e animação científica. |
| Conhecimento especializado sobre planeamento, gestão e avaliação de programa e projetos de animação científica. |
| Conhecimentos abrangentes em psicologia e modelos de aprendizagem. |
| Aptidões |
| Aplicar as tecnologias de informação e técnicas de computação criativa e animação 3D, como suporte técnico e tecnológico aos processos de animação, comunicação e divulgação científica. |
| Comunicar ciência de forma eficaz e clara junto de diferentes públicos-alvo e de diferentes faixas etárias. |
| Desenvolver, com autonomia, projetos de animação e divulgação científica, gerindo pessoas e recursos de forma eficaz. |
| Dinamizar o património cultural e natural de forma eficaz e adaptada a diferentes públicos-alvo, em diferentes faixas etárias. |
| Mobilizar redes, parcerias, recursos e agentes na animação e divulgação científica. |
| Planear, gerir e avaliar, de forma estratégica, projetos de animação e divulgação científica, adaptada aos diversos espaços de ciência e públicos-alvo. |
| Utilizar, na conceção de atividades de animação científica, técnicas, procedimentos e estratégias metodológicas próprias e ajustadas aos conteúdos científicos e aos espaços de ciência. |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia e responsabilidade na dinamização de atividades e projetos de animação científica. |
| Demonstrar autonomia na construção, no desenvolvimento e na avaliação de estratégias e de atividades promotoras de educação informal das ciências e divulgação científica. |
| Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes espaços de divulgação e animação em ciência e diferentes públicos-alvo, em diferentes faixas etárias. |
| Demonstrar capacidade de adaptar a linguagem a diferentes interlocutores e contextos. |
| Demonstrar capacidade de comunicação e de relação interpessoal. |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas decorrentes da sua atividade, propondo ideias novas e soluções. |
| Demonstrar elevado espírito de iniciativa e criatividade. |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de abertura e adaptação em diferentes situações e contextos. |
| Revelar elevado espírito analítico e reflexivo numa prática profissional informada sobre a intervenção na animação científica. |