| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais sobre os cuidados na infância e juventude, no âmbito da formação pessoal e social e da promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens |
| Conhecimentos básicos em segurança e prestação de cuidados de saúde |
| Conhecimentos especializados no âmbito das tecnologias na infância e juventude |
| Conhecimentos especializados sobre programas de intervenção no âmbito do apoio às crianças e jovens |
| Conhecimentos fundamentais sobre problemas pessoais e familiares relacionados com a criança e jovens |
| Conhecimentos fundamentais para a criação de clima afetivo adequado. |
| Conhecimentos fundamentais sobre metodologias experimentais nas áreas da matemática, da ecologia e educação ambiental, do português e das expressões. |
| Conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento físico, psicológico, cultural, comunicacional e social das crianças e jovens |
| Aptidões |
| Aplicar os cuidados adequados às crianças e aos jovens, nas diversas situações do seu quotidiano, em contextos formais e informais |
| Atender, de forma personalizada, às necessidades individuais das crianças e jovens |
| Criar espaços e momentos desafiadores no âmbito dos quais as crianças e os jovens possam exprimir o pensamento e os sentimentos |
| Dinamizar atividades multidisciplinares em espaços onde as crianças e os jovens desenvolvam o seu processo de socialização |
| Dinamizar atividades no âmbito da abordagem às diferentes linguagens e literacias |
| Implementar ações / atividades no âmbito de projetos em desenvolvimento |
| Planear e construir materiais pedagógicos e lúdicos de apoio às diferentes áreas de aprendizagem |
| Planificar e implementar projetos em parceria com outros agentes educativos |
| Atitudes |
| Evidenciar abertura para os problemas de crianças e jovens e reconhecê-los como oportunidades de aprendizagem |
| Evidenciar capacidades de resolução de problemas, de modo a promover um ambiente sustentável de segurança e confiança |
| Evidenciar competências para se envolver na formação de crianças e jovens, nomeadamente no que respeita ao processo de socialização e de promoção da saúde |
| Evidenciar disponibilidade para a participação efetiva das famílias nos processos de apoio à criança e ao jovem |
| Evidenciar iniciativa e flexibilidade para aceitar e valorizar as formas comunicacionais de cada criança e jovem |
| Evidenciar uma atenção permanente ao desenvolvimento integral das crianças e jovens |
| Ser capaz de valorizar o que as crianças e os jovens pensam, fazem, produzem e sentem e evidenciar disponibilidade para investir em tempos de qualidade |