| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de língua Inglesa |
| Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa |
| Conhecimentos abrangentes de matemática e estatística |
| Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informática |
| Conhecimentos especializados de gestão de conflitos e gestão de equipas |
| Conhecimentos especializados de métodos estatísticos aplicados à qualidade |
| Conhecimentos especializados de técnicas de medição e monitorização da satisfação do cliente |
| Conhecimentos especializados do Sistema português de normalização |
| Conhecimentos especializados sobre agentes químicos, biológicos e físicos presentes nos ambientes de trabalho |
| Conhecimentos especializados sobre avaliação e controlo de riscos |
| Conhecimentos especializados sobre organização de emergências |
| Conhecimentos especializados sobre prevenção em contexto laboral |
| Conhecimentos profundos de ferramentas da Qualidade |
| Conhecimentos profundos sobre legislação ambiental e de segurança e saúde do trabalho |
| Aptidões |
| Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional |
| Aplicar as normas e os procedimentos de atuação em situações de emergência |
| Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos |
| Conceber suportes documentais diversos de disseminação de informação a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança. |
| Determinar as necessidades de compra, selecionar e avaliar os fornecedores e definir os respetivos procedimentos de aquisição de bens e/ou serviços |
| Elaborar documentação técnica e específica e determinar a sua implementação |
| Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de legislação em contexto real de trabalho |
| Identificar as melhores opções estratégicas nos mais diversos contextos e situações na perspetiva da gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança |
| Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes sectores específicos de intervenção |
| Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão |
| Planear, coordenar e promover as etapas da implementação de sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança |
| Utilizar técnicas de análise e avaliação da satisfação do cliente |
| Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão |
| Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos |
| Utilizar técnicas de desenvolvimento e implementação de programas de melhoria associados à qualidade, ao ambiente e á segurança |
| Atitudes |
| Adaptar-se às evoluções técnicas e metodológicas |
| Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress |
| Agir em função de princípios de tolerância e cooperação |
| Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos pré-definidos |
| Demonstrar capacidade de liderança assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores |
| Demonstrar capacidade para comunicar com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo |
| Demonstrar confiança nos processo de tomada de decisão e de avaliação |
| Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações |
| Demonstrar pró-atividade, assertividade e orientação para resultados |
| Demonstrar sentido de organização e planificação |