| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente do funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário. |
| Conhecimento abrangente das culturas no mundo contemporâneo caraterizadoras de diversas identidades socioculturais. |
| Conhecimento especializado da dinâmica das relações interpessoais e intergrupais, bem como da sua relevância na intervenção e desenvolvimento social. |
| Conhecimento especializado dos códigos de conduta e regras de comunicação geralmente aceites em diferentes sociedades e ambientes, designadamente nas organizações. |
| Conhecimento especializado dos métodos estatísticos básicos para dar resposta às necessidades de análise e apresentação sobre as diversas realidades multiculturais. |
| Conhecimento especializado dos principais tipos de interação verbal, registos de linguagem e formas de comunicação em função do contexto, em português/ inglês. |
| Conhecimento factual das novas problemáticas das migrações, da realidade multicultural e dos processos de integração dos recém-chegados à sociedade portuguesa. |
| Conhecimento factual do modo de funcionamento da comunidade local, dos preceitos de higiene e de saúde, dos códigos de conduta, dos estilos de vida propícios à coesão e integração social e de questões ambientais. |
| Conhecimento teórico da legislação referente a estrangeiros nas áreas de migrantes e refugiados e os princípios deontológicos para a sua aplicação em meio socioprofissional, bem como os principais organismos ligados à migração e sua função. |
| Conhecimento teórico da relação entre identidade (individual e social) e cultura e conhecimento dos conceitos básicos de personalidade, cultura, identidade, atitude, atribuição, preconceito, estereótipo e discriminação. |
| Conhecimento teórico de conceitos e tendências relacionados com sociedade e geopolítica na atualidade os quais contribuem para a identificação dos vários modos de vida e acontecimentos determinantes a nível nacional, europeu e mundial. |
| Conhecimento teórico de estratégias de desenvolvimento pessoal ao longo da vida no sentido do autoconhecimento e da aquisição de competências pessoais e sociais para a realização das tarefas de intervenção social. |
| Conhecimento teórico dos conceitos básicos de cultura e identidade (individual e social) bem como do desenvolvimento diacrónico da relação entre identidade e cultura portuguesas. |
| Conhecimento teórico dos grandes princípios que sustentam o fundamento das diversas religiões, das suas diferenças e efeitos práticos. |
| Conhecimento teórico-prático das técnicas de comunicação em gestão de conflitos. |
| Conhecimento teórico-prático das técnicas de mediação intercultural e da gestão de conflitos como modalidades de intervenção de um terceiro sobre situações sociais de interculturalidade, orientada para o reconhecimento do outro. |
| Conhecimentos especializados das tecnologias digitais para apoio à comunicação. |
| Aptidões |
| Aplicar a legislação relativa a migrantes e refugiados. |
| Aplicar dados estatísticos e gráficos para seguir e avaliar cadeias de raciocínio em análises e relatórios sobre contextos sociais interculturais. |
| Aplicar técnicas de comunicação na gestão de conflitos, procurando um entendimento. |
| Aplicar técnicas de comunicação para facilitar a dinâmica intra e intergrupal. |
| Avaliar o desempenho próprio e o de terceiros, desenvolvendo a capacidade de gestão e supervisão. |
| Descrever o funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário. |
| Descrever, com espírito crítico e capacidade de argumentação, a evolução e organização de várias sociedades tendo em vista a resolução de problemas. |
| Escolher estratégias que tendam a incutir mais respeito, empatia e flexibilidade na comunicação e propiciem o diálogo intercultural dentro das organizações . |
| Escutar, observar e identificar criticamente as partes divergentes, mediando conflitos latentes e procurando um entendimento e a equidade. |
| Identificar a incerteza, o stress e a complexidade das realidades individuais e sociais, refletindo de forma crítica e planeando decisões e formas de atuação adequadas. |
| Identificar a singularidade dos migrantes e suas narrativas de vida bem como o desenvolvimento das relações de migrantes vs. não migrantes e as suas implicações psicológicas. |
| Identificar diversidades culturais e expressões nacionais, incluindo tradições e património. |
| Identificar oportunidades de valorização individual e social por parte dos migrantes. |
| Identificar os efeitos da prática de cada uma das religiões a nível pessoal e social. |
| Identificar os processos e dinâmicas sociais intra e interétnicas emergentes nas sociedades multiculturais contemporâneas, com vista à integração social dos migrantes. |
| Identificar valores, atitudes e comportamentos que facilitem o diálogo cultural e contribuam para a harmonia e a coesão social através de relações interculturais pró-ativas. |
| Usar mensagens orais e escritas em língua materna/ na língua franca, o inglês, de modo a comunicar, adaptando a comunicação às exigências da situação. |
| Usar o software e o equipamento de modo a colaborar com outros tendo em vista objetivos sociais, gerindo e protegendo conteúdos, dados e identidades digitais. |
| Atitudes |
| Assumir a posição de interlocutor em realidades culturais diversas em língua portuguesa/ estrangeira, tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros. |
| Assumir critica e refletidamente a aplicação das tecnologias digitais para apoiar a cidadania ativa e a inclusão social, através de uma atitude ética em relação à proteção dos dados. |
| Assumir um comportamento cívico e formativo em relação às leis, de acordo com as exigências deontológicas nas instituições e dentro e fora de uma atividade profissional. |
| Assumir uma perspetiva sociológica em relação às dinâmicas migratórias nas suas múltiplas dimensões demográficas, socioespaciais, culturais e políticas. |
| Demonstrar capacidade de dinamizar relações intra e inter-grupais. |
| Demonstrar iniciativa na resolução de conflitos e domínio das técnicas de comunicação. |
| Demonstrar respeito pelo fundamento das diversas religiões e pelos efeitos da sua prática no quotidiano pessoal e social de acordo com a legislação em vigor. |
| Demonstrar respeito pelos direitos humanos como base da democracia de forma a contribuir para a evolução política e socioeconómica a nível mundial. |
| Demonstrar respeito, empatia e flexibilidade na comunicação intercultural dentro das organizações. |
| Dignificar a cultura portuguesa e as diversas manifestações culturais nacionais. |
| Favorecer o bem-estar pessoal, social e físico, tendo em vista a saúde, a coesão social e a sustentabilidade do ambiente. |
| Favorecer o diálogo na comunicação intercultural e chegar a entendimentos e compromissos, tentando não fazer juízos de valor e valorizando os aspetos positivos dos argumentos. |
| Favorecer a emancipação social e a participação cívica dos migrantes, aplicando os vários conceitos aprendidos na análise da situação do migrante. |
| Respeitar a verdade na elaboração de estatísticas e gráficos que permitam analisar situações e produzir relatórios sobre contextos sociais multiculturais. |
| Valorizar a consciencialização de si próprio e do outro, a identificação e definição de objetivos de crescimento pessoal, o desenvolvimento da resiliência e da autoconfiança de modo a ultrapassar obstáculos, resolver problemas e efetuar mudanças. |
| Valorizar a diversidade de manifestações culturais. |
| Valorizar o entendimento do funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário. |