| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de diferentes formas de expressão e atitudes criativas com o público-alvo. |
| Conhecimentos abrangentes de processos de observação e avaliação de intervenção socioeducativa em contextos profissionais. |
| Conhecimentos abrangentes dos processos e estádios evolutivos dos profissionais. |
| Conhecimentos especializados das tecnologias de informação e comunicação com fins formativos. |
| Conhecimentos especializados em técnicas de comunicação, de relacionamento interpessoal e de motivação. |
| Conhecimentos especializados em tecnologias de informação e comunicação como técnicas de animação específicas. |
| Conhecimentos especializados em tecnologias de informação e comunicação na Matemática ao nível da interpretação e intervenção em problemas reais. |
| Conhecimentos fundamentais das características sociais e éticas em contexto das TIC. |
| Conhecimentos fundamentais de métodos e técnicas de aplicação das TIC em contexto pedagógico e profissional. |
| Conhecimentos fundamentais, orais e escritos, ao nível da língua materna e da língua estrangeira. |
| Aptidões |
| Analisar, desenvolver e avaliar formas de comunicação multimediada através das diferentes expressões nos processos sociais e educativos. |
| Aplicar, com recurso às TIC, métodos educativos, psicológicos e sociológicos. |
| Avaliar as necessidades do meio profissional e saber aplicar as técnicas de comunicação adequadas. |
| Criar conteúdos didácticos multimédia tendo em consideração as especificidades do público-alvo. |
| Criar, na comunidade, valores de relacionamento interpessoal. |
| Desenvolver as competências oral e escrita nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção com as TIC. |
| Dinamizar, através das TIC, uma intervenção adaptada às necessidades, através da gestão de projetos e atividades de forma autónoma ou em grupo. |
| Identificar e interiorizar os princípios éticos e deontológicos relativos à utilização das TIC. |
| Monitorizar a interação comunicativa através das comunidades online e redes sociais. |
| Preparar e organizar o uso de diferentes dispositivos tecnológicos em prol dos processos socioeducativos. |
| Promover as literacias digital e mediática de forma global. |
| Trabalhar formas de integração e inserção social, respondendo a necessidades socioeducativas dos profissionais no âmbito da literacia digital e mediática. |
| Atitudes |
| Adaptar a linguagem às características dos interlocutores. |
| Assumir uma dimensão cívica e formativa relativa às exigências éticas e deontológicas da atividade profissional. |
| Demonstar capacidade de gerir a informação com flexibilidade na gestão do tempo. |
| Demonstrar capacidade de acolhimento, escuta e relacionamento empático. |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas. |
| Demonstrar capacidade de trabalhar em equipa. |
| Demonstrar capacidade na validação da informação, nomeadamente naquilo que se refere às denominadas 'fake news'. |
| Demonstrar capacidades de relacionamento interpessoal, de gestão de conflitos e de motivação. |
| Demonstrar cooperação, entreajuda, solidariedade e respeito pelo outro. |
| Demonstrar criatividade na utilização dos diferentes instrumentos de comunicação. |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes situações e culturas. |
| Demonstrar poder de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores. |
| Favorecer a inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais. |
| Manifestar curiosidade intelectual, sentido de organização e responsabilidade. |