| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes em primeiros socorros no ambiente profissional. |
| Conhecimentos especializados em alimentação saudável. |
| Conhecimentos especializados em preparação e confeção de refeições: gastronomia tradicional, inovadora, internacional, saudável e adaptada. |
| Conhecimentos fundamentais de técnicas de comunicação e relação interpessoal com recurso às tecnologias de informação. |
| Conhecimentos fundamentais em gastrotecnia e em higiene e segurança alimentar. |
| Conhecimentos fundamentais em gestão e organização de serviços de alimentação. |
| Conhecimentos fundamentais sobre alimentação, diferentes grupos alimentares, função dos nutrientes e fatores influenciadores das escolhas alimentares. |
| Aptidões |
| Adaptar técnicas culinárias tradicionais e inovadoras, tornando-as saudáveis. |
| Aplicar os procedimentos adequados em situações de anafilaxia, alergias, intolerâncias e intoxicações alimentares. |
| Aplicar técnicas culinárias tradicionais e inovadoras. |
| Assegurar o cumprimento das normas de qualidade e de higiene e segurança alimentar nas operações de preparação e confeção de alimentação saudável. |
| Calcular os custos de receitas, cumprindo o food cost previsto para um determinado dia e/ou período. |
| Determinar as necessidades de compra, selecionar os fornecedores, controlar os produtos e as variáveis de receção dos mesmos. |
| Executar menus adaptados a populações especiais. |
| Executar procedimentos de higienização de instalações e de equipamentos. |
| Garantir a qualidade de bens alimentares e seu valor nutricional. |
| Identificar e aplicar os diferentes métodos de controlo de desperdícios. |
| Atitudes |
| Adaptar a atuação a diferentes contextos. |
| Agir em função de princípios éticos e deontológicos. |
| Comunicar, a nível interno e externo, com interlocutores diferenciados. |
| Cuidar da sua apresentação pessoal. |
| Cumprir e assegurar o cumprimento de normas de segurança, higiene e saúde, aplicadas à atividade profissional. |
| Demonstrar capacidade de gestão do tempo em contexto de trabalho. |
| Demonstrar interesse, criatividade e espírito de equipa no desempenho das suas funções. |
| Demonstrar responsabilidade, iniciativa e autonomia. |