| Conhecimentos |
| Conhecer as normas arquivísticas internacionais com as adaptações feitas pela DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) |
| Conhecimentos abrangentes dos conceitos e técnicas contabilísticas e económico-financeiras. |
| Conhecimentos especializados de âmbito jurídico aplicáveis em contexto organizacional. |
| Conhecimentos especializados de aplicações informáticas em contextos organizacionais, no que toca a métodos quantitativos. |
| Conhecimentos especializados de aplicações informáticas em contextos organizacionais. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de arquivo, da organização e preservação documental e recuperação da informação. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de informação como elemento de estratégia organizacional. |
| Conhecimentos especializados e compreensão da expressão oral e escrita em línguas estrangeiras. |
| Conhecimentos fundamentais de cultura empresarial e organizacional portuguesa. |
| Conhecimentos fundamentais de planeamento, gestão e implementação de projetos e produção de relatórios com informação relevante. |
| Conhecimentos fundamentais de raciocínio matemático aplicado à gestão organizacional. |
| Conhecimentos fundamentais do enquadramento legal e jurisprudência elementar da actividade empresarial e organizacional portuguesa. |
| Conhecimentos fundamentais dos principais conceitos de gestão e da sua importância para o planeamento estratégicos das organizações. |
| Conhecimentos fundamentais sobre relações interpessoais nas organizações. |
| Conhecimentos profundos em língua materna enquanto instrumento de comunicação. |
| Conhecimentos sobre os ISAD (International Standard Archives Description) e as orientações de descrição arquivísticas emanadas pela DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) |
| Face às normas arquivísticas, conhecer conhecer o circuito integral do documento para a sua preservação, ou recuperação da informação tanto na fase corrente como na fase histórica. |
| Aptidões |
| Analisar e implementar estratégias de gestão de comportamentos e diferenças pessoais, sociais e culturais. |
| Assessorar a implementação de projetos integrados de produção e desenvolvimento de recursos e atividades em contexto organizacional. |
| Adotar atitudes autorreflexivas visando o desenvolvimento pessoal e profissional. |
| Apoiar os diferentes departamentos da organização especificamente nas áreas comercial, jurídica, financeira e de recursos humanos. |
| Assegurar o eficaz atendimento ao público em língua portuguesa e em línguas estrangeiras, compreendendo e aplicando técnicas de comunicação oral e escrita em língua materna e em línguas estrangeiras em diferentes situações de comunicação. |
| Atuar com respeito ao quadro de valores eticamente sustentado. |
| Estruturar e redigir, com autonomia, o expediente em língua portuguesa e em línguas estrangeiras. |
| Organizar, com autonomia, o arquivo aplicando as normas nacionais e europeias de catalogação e arquivística. |
| Utilizar de forma autónoma e adequada os recursos informáticos na organização das tarefas de secretariado e assessoria. |
| Utilizar metodologias especificas para a organização e gestão dos ficheiros de contatos de clientes e fornecedores. |
| Atitudes |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a situações e contextos profissionais diversificados, designadamente o trabalho em equipa. |
| Conhecer e atuar com respeito ao quadro de valores eticamente sustentado. |
| Demonstrar autonomia, sentido crítico e espírito de iniciativa. |
| Demonstrar capacidade relacional e de adaptação a diferentes situações e contextos de comunicação. |
| Demonstrar disponibilidade, lealdade, cortesia e respeito pelos outros. |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a situações e contextos profissionais diversificados, designadamente o trabalho em equipa. |
| Revelar capacidade de iniciativa e de responsabilidade no cumprimento das tarefas que lhe estão incumbidas. |
| Revelar capacidade para a conceção e o desenvolvimento de projetos. |
| Revelar capacidade para a implementação de melhorias na metodologia e organização do trabalho. |