| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangentes sobre História da Cenografia. |
| Conhecimentos abrangentes da história dos espaços cénicos. |
| Conhecimentos abrangentes de Carpintaria e Serralharia. |
| Conhecimentos abrangentes de Electricidade. |
| Conhecimentos abrangentes de física. |
| Conhecimentos abrangentes de higiene, segurança e proteção pessoal e dos outros, |
| Conhecimentos abrangentes de Iluminação. |
| Conhecimentos abrangentes dos princípios de representação normalizada, seus elementos e métodos com vista a construção de uma linguagem técnica. |
| Conhecimentos abrangentes para construção e leitura de desenho técnico. |
| Conhecimentos abrangentes sobre máquinas de Cena |
| Conhecimentos abrangentes sobre Teatro, Dança, Ópera e Música contemporâneos. |
| Conhecimentos abrangentes sobre técnicas de expressão plástica. |
| Conhecimentos agrangentes sobre a História do Teatro, da Dança, do Cinema, da Televisão e Fotografia. |
| Conhecimentos especializado de organização, planeamento e programação de trabalho. |
| Conhecimentos especializado sobre computação gráfica. |
| Conhecimentos especializados da terminologia técnica e artística do espetáculo. |
| Conhecimentos especializados de fisica aplicada a operações de maquinaria. |
| Conhecimentos especializados de maquinaria de cena. |
| Conhecimentos especializados do equipamento das salas de espetáculo. |
| Conhecimentos especializados do espaço cénico na relação com a maquinaria |
| Conhecimentos especializados sobre as caracteristicas dos materiais e construção mecânica. |
| Conhecimentos especializados sobre panejamentos. |
| Aptidões |
| Comunicar com os seus colegas de forma clara, sabendo interpretar e transmitir as indicações recebidas. |
| Construir maquetas e modelos à escala. |
| Dispor de forma organizada todos os equipamentos de acordo com os preceitos da montagem do espectáculo. |
| Elaborar desenhos e visualizações 3D em suporte informático. |
| Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas complementares e adjacentes. |
| Executar problemas novos demonstrando iniciativa e capacidade de se adaptar a imprevistos. |
| Identificar a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da maquinaria de Cena. |
| Identificar as diferentes épocas históricas na sua relação com o Teatro e o espaço cénico. |
| Identificar e caracterizar as diferentes classes de materiais a estrutura dos metais e seus defeitos e a sua ligação com o comportamento mecânico. |
| Identificar e solucionar autonomamente ou em articulação com o/a responsável da manutenção, as necessidades de adaptação e integração de determinados equipamentos. |
| Identificar, seleccionar e manusear de forma rigorosa os vários equipamentos que constituem as suas ferramentas de trabalho |
| Interpretar representações ortográficas e sua visualização espacial/representação em perspectiva. |
| Ler uma planta, traduzindo todas as indicações de necessidades técnicas para o espaço. |
| Manusear algumas ferramentas eléctricas (berbequins, serras eléctricas e outros). |
| Manusear equipamentos, cenários e instrumentos de maior fragilidade. |
| Organizar de modo sequencial a montagem dos equipamentos de palco. |
| Programar e operar de equipamentos sofisticados e digitais. |
| Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos de Física, usando metodologias e técnicas adequadas. |
| Reparar pequenas avarias nos equipamentos que utiliza e prepara. |
| Utilizar as novas tecnologias com vista à integração de equipamento tecnológico nas suas tarefas. |
| Utilizar o computador e software periférico de impressão em papel, renderização e impressão 3D |
| Atitudes |
| Colaborar na resolução de problemas |
| Cumprir responsabilidades diligentemente. |
| Demonstrar atenção e sensibilidade a aspectos artísticos que se relacionam com as tarefas a desempenhar. |
| Demonstrar concentração e atenção em situação expositivas. |
| Demonstrar energia no desempenho das tarefas. |
| Demonstrar facilidade no contacto com as pessoas e saber trabalhar em equipa. |
| Demonstrar responsabilidade no cumprimento das regras de Higiene e Segurança no trabalho. |
| Demonstrar rigor no cumprimento dos horários e assiduidade. |
| Interessar-se pela leitura e análise de textos. |
| Mostrar-se disponível e encorajar o trabalho de todos em situações mais stressantes ou complicadas. |
| Valorizar a capacidade de organização e método. |