| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados de conceção e implementação de estratégias e de conteúdos de animação cultural e de eventos |
| Conhecimentos abrangentes sobre interculturalidade e sociedades social e culturalmente diversas |
| Conhecimentos abrangentes sobre Literatura Tradicional, com dimensão etnográfica |
| Conhecimentos especializados de conceção e implementação de roteiros temáticos ou generalistas que interliguem diferentes áreas do saber |
| Conhecimentos especializados sobre o desenvolvimento pessoal e social, em diversas faixas etárias |
| Conhecimentos fundamentais de aplicação da Língua Portuguesa, nomeadamente nos domínios da comunicação oral e escrita |
| Conhecimentos fundamentais de tecnologias e de ferramentas de informação e comunicação |
| Conhecimentos fundamentais de tratamento de dados, resolução de problemas, raciocínio matemático e métodos quantitativos |
| Conhecimentos fundamentais sobre Património Cultural e Natural, nomeadamente tipologias, elementos e técnicas de valorização |
| Conhecimentos fundamentais sobre recursos técnicos e artísticos das formas de expressão local (educação plástica, dramática e musical) |
| Conhecimentos fundamentais sobre serviços educativos, sua função, organização e competências fundamentais no tecido social e cultural |
| Conhecimentos técnicos de expressão física e motora, visando um desenvolvimento integral do ser humano |
| Conhecimentos técnicos do processo de comunicação humana e relações sociais |
| Aptidões |
| Implementar atividades que promovam a valorização e a proteção do Património |
| Aplicar adequadamente a linguagem oral e escrita em distintas situações de comunicação |
| Aplicar métodos de trabalho técnico em educação patrimonial e ambiental |
| Aplicar práticas e procedimentos em consonância com a diversidade cultural e social das comunidades locais |
| Aplicar técnicas de empreededorismo para delinear e implementar projetos. |
| Aplicar técnicas de expressão artística, utilizando diversos recursos e métodos de trabalho, valorizando saberes e artefactos locais |
| Coadjuvar na implementação de atividades lúdico-motoras diversas |
| Identificar obras de literatura tradicional e promover momentos de animação da leitura |
| Participar em iniciativas de valorização do património, nas suas várias dimensões |
| Resolver problemas e tratar dados que envolvam a aplicação do raciocínio lógico-matemático |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia na implementação de atividades relacionadas com o Património e a Herança Cultural |
| Demonstrar autonomia na resolução de problemas associados ao contexto |
| Demonstrar autonomia no tratamento de mensagens e informação de natureza diversa |
| Demonstrar capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e espírito de integração em equipas de trabalho interdisciplinares e multiculturais |
| Demonstrar empatia e proximidade no relacionamento com os públicos |
| Demonstrar flexibilidade perante as exigências da multiculturalidade e da inclusão em sociedades diversas |
| Demonstrar iniciativa e criatividade em diferentes situações e contextos diversificados |
| Demonstrar sentido de responsabilidade na implementação e acompanhamento das diversas atividades de extensão educativa |
| Demonstrar uma prática profissional regulada pela ética e deontologia. |
| Demonstrar uma prática profissional socialmente responsável e consciente |