| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de anatomia funcional, fisiologia do exercício, morfologia e composição corporal e condições músculoesquelética e cardiorrespiratória; |
| Conhecimentos abrangentes de biomecânica, psicologia e pedagogia do exercício; |
| Conhecimentos abrangentes de metodologias e técnicas das atividades físicas para diferentes populações; |
| Conhecimentos abrangentes de nutrição e suplementação; |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas de comunicação, relações públicas e interpessoais; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de psicomotricidade. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre a organização e gestão de eventos relacionados com a prática de atividades físicas em diferentes contextos; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre estatística aplicada e TIC. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre incapacidade, funcionalidade e patologias relacionadas com a postura, o sedentarismo e o envelhecimento; |
| Conhecimentos abrangentes e especializados sobre primeiros socorros; |
| Conhecimentos abrangentes sobre ética e deontologia desportiva; |
| Conhecimentos especializados de metodologias e técnicas das atividades de “body mind”; |
| Conhecimentos especializados de metodologias e técnicas das atividades de grupo e de treino personalizado; |
| Conhecimentos especializados de metodologias e técnicas das atividades em sala de exercício, meio aquático e “outdoor”; |
| Conhecimentos especializados de modelos e protocolos de avaliação física e postural; |
| Conhecimentos especializados de regras de manutenção e organização do espaço e dos equipamentos e das normas de qualidade dos serviços; |
| Conhecimentos especializados de técnicas de planeamento e prescrição de exercícios e atividades conducentes à promoção da saúde física e psicossocial, condição física e estilos de vida saudáveis; |
| Conhecimentos especializados de teoria e metodologia do treino; |
| Conhecimentos especializados de tipologias de exercícios e atividades que atuam nas componentes específicas da condição física; |
| Conhecimentos especializados sobre segurança e saúde aplicadas à atividade profissional; |
| Aptidões |
| Acompanhar o progresso dos programas de controlo de peso; |
| Adaptar os exercícios às diferentes populações -alvo, tendo em consideração o seu perfil de funcionalidade/ incapacidade; |
| Analisar o decorrer da sessão e, em função da mesma e dos praticantes, adequar e adaptar os exercícios, aplicando as instruções necessárias à correta execução das atividades; |
| Aplicar as normas de segurança e saúde no trabalho e de proteção do ambiente respeitante à atividade profissional; |
| Aplicar as técnicas e estratégias de intervenção pedagógica mais adequadas às atividades e às condições do(s) praticante(s); |
| Aplicar as técnicas, os métodos e os procedimentos de controlo da qualidade do exercício físico, de acordo com o perfil de saúde e o estilo de vida do praticante; |
| Aplicar estratégias de alteração de comportamento e motivação face ao exercício, visando a retenção dos praticantes num programa de treino, utilizando estratégias motivacionais adequadas às condições, motivações, expectativas e atividades do praticante; |
| Aplicar os princípios de teoria e metodologia do treino, realizando uma sessão de treino de acordo as diferentes fases da mesma; |
| Aplicar procedimentos de emergência e técnicas de primeiros socorros sempre que necessário; |
| Aplicar protocolos e testes de avaliação da condição física e questionários de identificação de contraindicação para o exercício e necessidade de supervisão médica, identificando e prevenindo situações de risco e de lesões nas várias atividades físicas; |
| Aplicar técnicas de comunicação, de negociação e de relações interpessoais, com vista à resolução e ou tratamento de reclamações e sugestões de praticantes; |
| Conceber e planear programas de atividade física em sala de exercício, meio aquático e “outdoor”; |
| Gerir a organização de eventos relacionados com a prática de atividades físicas em diferentes contextos. |
| Informar o praticante acerca das consequências do uso de suplementos alimentares no âmbito da prática de exercício físico; |
| Organizar, manter e utilizar adequadamente os equipamentos e os espaços desportivos; |
| Planear sessões de treino das diferentes atividades de modalidades em relação aos objetivos da atividade e da condição do(s) praticante(s); |
| Utilizar os meios informáticos necessários ao tratamento dos dados recolhidos no âmbito da avaliação da condição física do praticante; |
| Atitudes |
| Demonstrar autocontrolo em situações críticas de limite. |
| Demonstrar capacidade de adaptação a novas situações e formas de organização do trabalho; |
| Demonstrar capacidade de agir em conformidade com estilos de vida saudáveis e com os princípios éticos e deontológicos. |
| Demonstrar capacidade de atuação em conformidade com o enquadramento legal e regulamentar da atividade profissional; |
| Demonstrar capacidade de reflexão crítica sobre a atividade profissional numa ótica de desenvolvimento e melhoria contínua das suas competências profissionais; |
| Demonstrar capacidade de relacionamento e enquadramento em equipas de trabalho e em equipas pluridisciplinares; |
| Demonstrar capacidade de se expressar de forma entusiasta, clara, fluente e assertiva; |
| Demonstrar capacidade de se relacionar e adaptar a diferentes perfis de utentes; |
| Demonstrar capacidade para agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho; |
| Demonstrar capacidade para garantir a confidencialidade dos dados do praticante; |
| Demonstrar capacidade para gerir adequadamente o tempo em função das exigências profissionais. |
| Demonstrar capacidade proativa na sua intervenção profissional, atualização de conhecimentos e formação contínua; |
| Demonstrar cuidado na sua apresentação pessoal; |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados; |
| Demonstrar segurança e confiança; |