Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Economia; Matemática
Descrição geral Implementar e desenvolver as competências técnicas e específicas do ciclo de desenvolvimento comercial em empresas, assente em bases de negociação, elaboração de propostas, de deteção de oportunidades e de continuidade de negócio, bem como num enquadramento da cadeia de valor das organizações, em particular de competências de marketing, logística, direito e gestão, em panoramas globais de mercados empresariais.
Atividades principais
Alinhar e desenvolver pipeline comercial de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas
Desenvolver estudos de mercado.
Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial
Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfolio de produtos e serviços da empresa
Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pos-venda dos seus clientes
Gerir e promover o uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM)
Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções.
Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas.
Organizar os espaços de enquadramento comercial, potenciando a orientação e exposição adequada aos clientes
Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes existentes e potenciais
Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados em análise e gestão de custos
Conhecimentos especializados em comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados em distribuição, transportes e organização do posto de venda
Conhecimentos especializados em estudos de mercado
Conhecimentos especializados em gestão comercial
Conhecimentos especializados em técnicas de negociação e venda
Conhecimentos fundamentais de economia
Conhecimentos fundamentais em comportamento das pessoas nas organizações
Conhecimentos fundamentais em legislação comercial
Conhecimentos fundamentais em língua inglesa
Conhecimentos fundamentais em língua portuguesa
Conhecimentos fundamentais em métodos quantitativos
Conhecimentos fundamentais em organização do trabalho
Conhecimentos fundamentais em técnicas de comunicação
Conhecimentos fundamentais em tecnologias de informação
Conhecimentos profundos em Comércio eletrónico
Conhecimentos profundos em comunicação e publicidade
Conhecimentos profundos em gestão da força de vendas
Conhecimentos profundos em marketing
Aptidões
Avaliar comportamento interpessoais
Avaliar e identificar documentação comercial disponível, em particular em língua materna e em inglês.
Avaliar modelos de controlo de custos no apoio ao desenvolvimento negocial de propostas
Avaliar processos relacionados com a aplicação do direito comercial.
Conceber e avaliar o desenvolvimento de campanhas de marketing.
Conceber e avaliar o desenvolvimento de estratégias de comunicação de marketing.
Conceber e avaliar o desenvolvimento de estudos de mercado.
Conceber e executar técnicas de comércio eletrónico.
Conceber melhorias nos processos de gestão comercial e da força de vendas.
Conceber métodos de cálculo e de imputação ao desenvolvimento de projetos comerciais
Conceber o desenvolvimento de campanhas comerciais e de marketing, através do uso das tecnologias de informação
Executar o planeamento e operacionalização dos procedimentos distribuição.
Executar tarefas comerciais sobre os sistemas de informação de gestão comercial
Executar tarefas de âmbito de economia e contabilidade empresarial, aplicados à atividade comercial
Executar tarefas de organização dos serviços comerciais.
Executar técnicas de negociação e de venda.
Planear e executar processos de gestão comercial e da força de vendas.
Planear e executar uma gestão integrada da força de vendas.
Atitudes
Demonstrar capacidades de autonomia.
Demonstrar adaptação ao meio social e económico envolvente.
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
Demonstrar capacidade de comunicação.
Demonstrar capacidade de evolução de procedimentos e de tecnologias.
Demonstrar capacidade de gestão do tempo.
Demonstrar capacidade de gestão e organização do trabalho.
Demonstrar capacidade de relação técnica e funcional com outras unidades da empresa, nomeadamente as complementares à área comercial
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa.
Demonstrar iniciativa na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas concretos.

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Gestão Comercial e Vendas (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Economia (0314) 0314 5 0 0 4.17%
Comércio (0341) 0341 60 0 0 50%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 15 0 0 12.5%
Gestão e Administração (0345) 0345 15 0 0 12.5%
Direito (0380) 0380 5 0 0 4.17%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 260h 0h 60
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Técnica 0482 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Princípios de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Organização e Gestão Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 0461 125h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Gestão Comercial Técnica 0341 125h
 (HEP 65h)
45h 0h
5
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Economia Técnica 0314 125h
 (HEP 75h)
35h 0h
5
Semestral Comportamento Humano nas Organizações Geral e científica 0345 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Comportamento do Consumidor Técnica 0341 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Análise e Controlo de Custos Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
2º Ano 1500h 230h 0h 60
Semestral Técnicas de Negociação e Venda Técnica 0341 125h
 (HEP 75h)
35h 0h
5
Semestral Gestão da Força de Vendas Técnica 0341 125h
 (HEP 75h)
35h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda Técnica 0341 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Direito dos Mercados Técnica 0380 125h
 (HEP 75h)
35h 0h
5
Semestral Comunicação de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Comércio Eletrónico Técnica 0341 125h
 (HEP 65h)
45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Economia; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Rua do Telhal aos Olivais n.º 8 - 8A 25 50

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Gestão Comercial e Vendas (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)