| Conhecimentos |
| Conhecimento especializado sobre a certificação de unidades e/ou instituições de saúde. |
| Conhecimentos abrangentes de psicologia do desenvolvimento e comportamento humano. |
| Conhecimentos abrangentes sobre higiene e segurança no trabalho em ambiente profissional. |
| Conhecimentos abrangentes sobre políticas e sistemas de saúde públicos, privados e sociais que apoiem a pessoa durante o seu ciclo de vida. |
| Conhecimentos abrangentes sobre primeiros socorros em contexto de trabalho. |
| Conhecimentos abrangentes sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio. |
| Conhecimentos básicos na comunicação com língua inglesa e/ou com outra língua estrangeira e com recurso às tecnologias de informação e comunicação na saúde. |
| Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal. |
| Conhecimentos especializados de gestão de informação, plataformas de registo e referenciação em saúde, documentação e stocks em saúde. |
| Conhecimentos fundamentais de políticas e sistemas de saúde que envolvem a organização e gestão em saúde. |
| Aptidões |
| Adequar a postura e aplicar técnicas de comunicação adaptando a linguagem à pessoa e à condição de saúde desta. |
| Aplicar estratégias adequadas perante as limitações funcionais e barreiras ambientais que se apresentem à pessoa com limitações físicas, psíquicas e/ou sociais. |
| Criar documentos informativos sobre o funcionamento do serviço tendo em conta a facilitação da compreensão da informação por parte dos seus utilizadores. |
| Identificar e definir o seu papel dentro do sistema de saúde. |
| Interpretar e implementar planos de resposta a situações particulares, propondo a introdução de ações de melhoria contínua da qualidade e estratégias facilitadoras. |
| Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras. |
| Realizar o registo de dados, nas plataformas de registos de saúde, referentes ao trabalho diário desenvolvido no serviço. |
| Realizar tarefas de gestão administrativa associadas à utlização de sistemas de informação de forma integrada. |
| Utilizar a crítica construtiva como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem ao recetor. |
| Demonstrar capacidade de gestão de atividades e tempo em contexto de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de reflexão sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional. |
| Demonstrar capacidade de usar a autorreflexão como mecanismo para a autoformação. |
| Demonstrar capacidade e disponibilidade para trabalhar integrado numa equipa multiprofissional |
| Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade e autonomia no desempenho das suas funções. |
| Demonstrar respeito e cuidado com a pessoa, evidenciando compromisso ético. |
| Desenvolver com responsabilidade e iniciativa registos, catalogação de informação e ou documentação segundo normas de equipas multiprofissionais. |
| Organizar autonomamente a documentação: protocolos, estatísticas, registos, sobretudo nas plataformas informáticas. |
| Respeitar a pessoa, cuidadores, familiares ou outros profissionais, evidenciando compromisso ético. |