| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes das características e propriedades dos materiais. |
| Conhecimentos abrangentes de ferramentas de matemática. |
| Conhecimentos abrangentes de inglês técnico. |
| Conhecimentos abrangentes de eletricidade e eletrónica industrial. |
| Conhecimentos abrangentes de controle de qualidade do produto. |
| Conhecimentos abrangentes de custeio e orçamentação. |
| Conhecimentos abrangentes de desenho de construção mecânica. |
| Conhecimentos abrangentes de ligações mecânicas. |
| Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa. |
| Conhecimentos abrangentes de manutenção industrial. |
| Conhecimentos abrangentes de órgãos e elementos de máquinas. |
| Conhecimentos abrangentes de resistência de materiais. |
| Conhecimentos abrangentes de segurança e higiene no trabalho. |
| Conhecimentos abrangentes sobre gestão de stocks. |
| Conhecimentos abrangentes sustentabilidade energética e ambiental. |
| Conhecimentos especializados de desenho assistido por computador. |
| Conhecimentos especializados de estruturas e construções metalomecânicas. |
| Conhecimentos especializados de fabrico assistido por computador. |
| Conhecimentos especializados de maquinação com máquinas equipadas com controlo numérico computorizado. |
| Conhecimentos especializados de programação de máquinas equipadas com controlo numérico computorizado. |
| Conhecimentos especializados de tecnologias e processos de fabrico. |
| Aptidões |
| Analisar circuitos elétricos e eletrónicos. |
| Analisar, avaliar e auditar situações de risco e atuar preventivamente nas situações de trabalho lesivas para a integridade do trabalhador, procurando contribuir para uma gestão do risco profissional mais eficaz. |
| Aplicar as normas e regulamentos ao projeto de estruturas metálicas. |
| Assegurar práticas que promovam a sustentabilidade energética e ambiental. |
| Calcular os custos dos materiais, de mão de obra, gastos gerais, energia, sobras e subcontratações. |
| Calcular ou selecionar os parâmetros, selecionar as ferramentas e definir as estratégias de maquinação. |
| Caracterizar e selecionar elementos e órgãos de máquinas. |
| Caracterizar os materiais metálicos em função das suas propriedades. |
| Colaborar na gestão do stock de materiais e consumíveis. |
| Comunicar correta e eficazmente, através da expressão oral e escrita. |
| Consultar e interpretar informações de catálogos, manuais e outros documentos técnicos redigidos em inglês. |
| Consultar e interpretar informações de catálogos, manuais e outros documentos técnicos redigidos em português. |
| Coordenar todas as fases do processo de maquinação. |
| Desenhar peças, equipamentos e estruturas metálicas com recurso a software de modelação tridimensional. |
| Desenvolver raciocínios matemáticos lógicos. |
| Dimensionar elementos estruturais e estruturas simples submetidas a carregamento estático. |
| Dimensionar órgãos e elementos de máquinas. |
| Efetuar medições elétricas e interpretar as grandezas associadas em ambientes de sistemas de produção industriais. |
| Estabelecer e executar o procedimento para a realização das verificações de qualidade. |
| Executar as técnicas de diagnóstico e reparação de equipamentos. |
| Executar os procedimentos adequados de gestão de resíduos industriais. |
| Garantir a fiabilidade dos dados determinantes para a qualidade do produto e/ou do processo. |
| Gerir ficheiros de desenho assistido por computador de acordo com o tipo de projeto e software utilizado. |
| Identificar e executar as principais técnicas de lubrificação, manutenção e calibração. |
| Interpretar e executar desenhos técnicos relativos a peças, componentes e conjuntos mecânicos. |
| Interpretar e modelar desenhos técnicos tridimensionais e a partir destes gerar, otimizar e simular programas de comando numérico computorizado. |
| Interpretar, elaborar e otimizar os programas de comando numérico computorizado. |
| Participar na elaboração de orçamentos e de caderno de encargos. |
| Participar no planeamento e execução da manutenção de equipamentos, máquinas, ferramentas. |
| Participar no projeto e na montagem de estruturas metálicas. |
| Planear e gerir o processo produtivo. |
| Proceder de acordo com normas e as práticas de higiene, segurança e saúde no trabalho. |
| Programar máquinas ferramenta e outros equipamentos de fabrico utilizados em metalomecânica. |
| Realizar operações matemáticas e resolver equações e sistemas matemáticos. |
| Selecionar e executar as tecnologias e os processos, as ferramentas, os procedimentos e os parâmetros de trabalho associados ao fabrico. |
| Selecionar e executar os processos de ligação mecânica de acordo com os materiais a ligar, características geométricas e funcionais da ligação mecânica. |
| Selecionar os materiais de acordo com as aplicações e requisitos pretendidos para o produto. |
| Utilizar as tecnologias, os materiais e executar os procedimentos mais adequados a minimização dos impactes ambientais decorrentes do processo produtivo. |
| Utilizar os elementos fundamentais da gestão orçamental na elaboração de orçamentos. |
| Utilizar os instrumentos e equipamentos de medição e verificação no controlo de qualidade do produto final e no controlo das diferentes fases do processo produtivo. |
| Atitudes |
| Reconhecer a importância da correta comunicação oral e escrita. |
| Adotar uma postura observacional, analítica e crítica no âmbito do desenvolvimento das atividades profissionais. |
| Demonstrar autonomia, proatividade, e sentido empreendedor, mas reconhecer as suas limitações. |
| Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos, reagindo com propósito a eventuais imprevistos. |
| Demonstrar iniciativa decisória na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas. |
| Demonstrar sensibilidade para as questões de sustentabilidade energética e ambiental. |
| Estar ciente das situações de risco decorrentes da atividade profissional |
| Estar disponível para a aquisição de conhecimentos, competências e experiências de desenvolvimento pessoal e profissional. |
| Reconhecer a importância das novas ferramentas tecnológicas, dos novos materiais e dos novos procedimentos. |
| Valorizar a partilha de conhecimentos e competências, o trabalho em equipa e as relações interpessoais. |