| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente e conceptual de anatomia e fisiologia Humana; |
| Conhecimento abrangente e conceptual de controlo de qualidade (espaços, equipamentos, materiais |
| Conhecimento abrangente e conceptual de ética e direito em saúde |
| Conhecimento abrangente e conceptual de farmacologia |
| Conhecimento abrangente e conceptual de nutrição e saúde oral; |
| Conhecimento abrangente e conceptual de técnicas e informação e comunicação em saúde; |
| Conhecimento abrangentes e conceptual de biologia; |
| Conhecimento especializado de higiene segurança no trabalho em saúde; |
| Conhecimento especializado de materiais dentários; |
| Conhecimento especializado de procedimentos clínicos, e primeiros socorros; |
| Conhecimento especializado de secretariado clínico; |
| Conhecimento especializado nas diferentes valências em medicina dentária |
| Conhecimento especializado sobre morfologia oral; |
| Conhecimentos abrangentes de documentação técnica e administrativa (procedimentos, organização e arquivo); |
| Conhecimentos abrangentes de gestão de stocks e aprovisionamento; |
| Conhecimentos abrangentes de gestão e organização de consultórios; |
| Conhecimentos abrangentes e conceptual de microbiologia; |
| Conhecimentos abrangentes e conceptual de procedimentos de contabilidade; |
| Conhecimentos abrangentes e conceptual de técnicas de comunicação e atendimento e gestão de reclamações; |
| Conhecimentos especializados de rotinas de manutenção dos materiais e equipamentos; |
| Conhecimentos especializados em instrumentos, técnicas e etapas de tratamentos clínicos; |
| Conhecimentos especializados em limpeza, desinfeção e esterilização (instalações, equipamentos, instrumentos e materiais); |
| Conhecimentos especializados em procedimentos de prótese dentária; |
| Aptidões |
| Planear e implementar medidas de gestão de recursos humanos e financeiros; |
| Analisar as informações dos utentes, preencher documentação técnico-administrativa e emitir faturação do serviço prestado; |
| Aplicar normas e técnicas de qualidade, de acordo com as regras de higiene e segurança; |
| Aplicar técnicas de organização, classificação e arquivo do ficheiro dos utentes; |
| Dinamizar e supervisionar a verificação e controlo de materiais e equipamentos de acordo com os requisitos e normas previstos na qualidade; |
| Dinamizar a receção, o atendimento, e o registo das informações dos utentes, dirigindo os utentes de acordo com as diferentes áreas clínicas; |
| Gerir e resolver pedidos elaborados pela equipa de saúde, relativos aos equipamentos, materiais, utensílios e produtos químicos e farmacológicos utilizados no consultório; |
| Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes em relação à consulta e processo terapêutico. |
| Identificar e aplicar os procedimentos técnicos, administrativos e logísticos à função de aprovisionamento; |
| Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda, de acordo com as normas e procedimentos definidos; |
| Planear e assegurar a requisição de materiais e equipamentos; |
| Planear e gerir as atividades clínicas de acordo com cada área clínica; |
| Planear, coordenar e assegurar os procedimentos adequados à preparação e esterilização dos instrumentos e materiais, e aplicar técnicas e condições de assepsia nas zonas de trabalho e equipamentos; |
| Supervisionar e assegurar a seleção e preparação dos equipamentos, instrumentos e materiais necessários para a realização do ato médico; |
| Supervisionar o registo de pedidos, informações, orientações e ocorrências médicas; |
| Atitudes |
| Assumir a melhoria contínua como um elemento de desenvolvimento organizacional |
| Demonstrar auto controlo emocional e cuidado com a imagem e apresentação pessoal |
| Demonstrar capacidade crítica e de auto-reflexão |
| Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão |
| Demonstrar capacidade de comunicar verbalmente de uma forma clara, estruturada e fluente; |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade na realização das suas atividades |
| Demonstrar capacidade de organização e de gestão do tempo |
| Demonstrar capacidade de relação interpessoal |
| Demonstrar capacidade para comunicar de forma respeitosa e eficaz com o doente, a sua família e ouros profissionais |
| Demonstrar capacidade para participar ativamente em equipas multidisciplinares |
| Demonstrar capacidade para resolução de problemas de forma ética e responsável |