| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de promoção da saúde e do bem-estar; |
| Conhecimentos abrangentes de trabalho de equipa; |
| Conhecimentos abrangentes em gestão de recursos humanos e materiais; |
| Conhecimentos abrangentes em primeiros socorros e suporte básico de vida; |
| Conhecimentos abrangentes sobre ajudas técnicas e outros equipamentos de apoio à pessoa idosa; |
| Conhecimentos abrangentes sobre higiene, segurança e saúde no trabalho; |
| Conhecimentos abrangentes sobre necessidades de saúde, segurança e sociais da pessoa idosa; |
| Conhecimentos abrangentes sobre processos psicossociais do envelhecimento; |
| Conhecimentos abrangentes sobre programas de intervenção no envelhecimento ativo; |
| Conhecimentos abrangentes sobre recursos da comunidade; |
| Conhecimentos abrangentes sobre tecnologias de informação e comunicação em contexto organizacional; |
| Conhecimentos fundamentais das estruturas e processos fisiológicos do envelhecimento; |
| Conhecimentos fundamentais de gerontologia; |
| Conhecimentos fundamentais no âmbito das terapias complementares; |
| Conhecimentos fundamentais sobre ética aplicada à gerontologia; |
| Conhecimentos fundamentais sobre políticas e organizações nacionais e internacionais nos contextos da saúde e social de apoio à pessoa idosa; |
| Conhecimentos fundamentais sobre sinais de alterações no estado global da pessoa idosa; |
| Conhecimentos profundos acerca do seu perfil profissional. |
| Conhecimentos profundos em técnicas de ocupação e lazer em gerontologia; |
| Conhecimentos profundos sobre estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal; |
| Conhecimentos profundos sobre planeamento, implementação e avaliação de projetos; |
| Aptidões |
| Assegurar respostas adequadas às necessidades de saúde, segurança, psicológicas e sociais identificadas; |
| Identificar necessidades de saúde, segurança, psicológicas e sociais da pessoa idosal; |
| Participar no desenvolvimento de projetos de intervenção na sua área autónoma; |
| Planear e avaliar os serviços por si assegurados; |
| Proceder em conformidade com as normas de higiene, segurança e saúde no trabalho; |
| Registar e reportar situações de alteração nas necessidades de saúde, segurança, psicológicas e sociais da pessoa idosa; |
| Selecionar, organizar e manter atualizada informação relativa às atividades desenvolvidas; |
| Utilizar adequadamente os recursos existentes no âmbito das tecnologias de informação e comunicação; |
| Utilizar técnicas de observação e entrevista nas situações de avaliação e ou reavaliação. |
| Atitudes |
| Apresentar capacidade de compreensão das mudanças experienciadas pela pessoa idosa; |
| Apresentar capacidades de inovação, dinamização e liderança; |
| Apresentar capacidades de planeamento, implementação e avaliação; |
| Demonstrar autonomia e responsabilidade nas tomadas de decisão, de acordo com o seu perfil profissional; |
| Demonstrar autonomia para assegurar as respostas adequadas às necessidades da pessoa idosa. |
| Demonstrar autonomia para encaminhar as situações para as respostas adequadas às necessidades da pessoa idosa; |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação na diversidade de situações e contextos; |
| Expressar respeito pela intimidade, hábitos, crenças e valores da pessoa idosa; |
| Manifestar habilidades para agir no respeito pelas normas de higiene, segurança e saúde no trabalho; |
| Manifestar iniciativa, disponibilidade e responsabilidade; |
| Revelar capacidades para o trabalho em equipa multiprofissional; |
| Revelar habilidades de comunicação e desenvolvimento de relações interpessoais; |
| Revelar habilidades para envolver a família e ou conviventes significativos na satisfação das necessidades da pessoa idosa. |