| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito. |
| Conhecimentos abrangentes das características sociais e éticas em contexto organizacional. |
| Conhecimentos abrangentes de matemática funcional. |
| Conhecimentos abrangentes do papel do indivíduo na construção de sociedades sustentáveis. |
| Conhecimentos abrangentes dos conceitos de risco e o papel da educação. |
| Conhecimentos aprofundados com enquadramento na educação de adultos em consonância com as políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida. |
| Conhecimentos aprofundados da influência dos estilos de vida na saúde dos indivíduos. |
| Conhecimentos aprofundados de diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida. |
| Conhecimentos aprofundados de processos de observação, planificação e avaliação de intervenção em contextos profissionais. |
| Conhecimentos especializados das tecnologias de informação e comunicação com fins formativos. |
| Conhecimentos especializados de diferentes formas de expressão e atitudes criativas com o público-alvo, valorizando a tradição cultural portuguesa. |
| Conhecimentos especializados do papel dos indivíduos, da comunidade e das instituições na promoção de estilos de vida saudáveis indissociados de contextos societais sustentáveis. |
| Conhecimentos especializados em seleção, preparação e confeção de alimentos na promoção de um estilo de vida saudável, dos produtos endógenos e da gastronomia identitária. |
| Conhecimentos especializados em técnicas do ensino e aprendizagem da leitura, da escrita e de novas formas de comunicação para a participação ativa na sociedade. |
| Conhecimentos fundamentais de técnicas aplicadas no domínio das atividades lúdico-desportivas e jogos tradicionais para adultos. |
| Conhecimentos fundamentais do património cultural imaterial da sociedade. |
| Conhecimentos fundamentais sobre os princípios da andragogia. |
| Aptidões |
| Avaliar as ações educativas desenvolvidas e efetuar as adaptações necessárias, em função dos resultados obtidos. |
| Avaliar as necessidades do meio profissional e saber aplicar as técnicas de comunicação adequadas. |
| Colaborar com equipas multidisciplinares na promoção da saúde. |
| Conceber e executar receitas, no cumprimento das regras de higiene e de segurança alimentar. |
| Dinamizar atividades práticas de hortofloricultura enquadradas nos princípios da valorização dos produtos autóctones e da eficiente gestão multifuncional dos espaços. |
| Dinamizar e promover o empoderamento das populações excluídas e vulneráveis socialmente. |
| Dinamizar métodos educativos, psicológicos, sociológicos relevantes, adequando-os ao trabalho desenvolvido. |
| Efetuar a correta adequação das atividades à motivação e condição física dos praticantes e suas necessidades. |
| Estabelecer relações em contextos profissionais, agindo de forma congruente. |
| Gerir os recursos necessários com vista à construção de uma sociedade sustentável. |
| Mobilizar uma escuta ativa capaz de detetar e identificar problemáticas relacionadas com a vulnerabilidade e/ou exclusão social. |
| Promover a partilha intercultural. |
| Promover uma dimensão cívica e formativa relativa às exigências éticas e deontológicas da atividade profissional. |
| Promover, na comunidade, valores de relacionamento interpessoal. |
| Propor e dinamizar criativamente práticas culturais e artísticas. |
| Selecionar as metodologias e técnicas apropriadas aos contextos e públicos-alvo. |
| Utilizar ferramentas digitais que fomentem a integração e as dinâmicas de grupo. |
| Atitudes |
| Adotar atitudes interculturais no desenvolvimento de ações educativas. |
| Agir com responsabilidade e autonomia. |
| Agir em função de princípios de ética. |
| Demonstrar atitude pró-ativa com o cumprimento das normas de segurança, de higiene e de saúde aplicadas à atividade gastronómica, valorizando a cultura gastronómica tradicional indissociada da alimentação saudável. |
| Demonstrar capacidade de aprendizagem contínua e cooperativa. |
| Demonstrar capacidade de estabelecer relações estáveis com diferentes entidades e parceiros com quem tenha de articular as suas atividades. |
| Demonstrar capacidade na utilização dos diferentes instrumentos de comunicação. |
| Demonstrar criatividade e respeito pela identidade cultural e pela biodiversidade. |
| Demonstrar disponibilidade para trabalhar cooperativamente na realização de mudanças inovadoras. |
| Demonstrar poder de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores. |
| Favorecer a inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais, contribuindo para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis. |
| Favorecer a inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais, contribuindo para um envelhecimento ativo. |
| Mostrar disponibilidade na colaboração em atividades propostas pela instituição de estágio. |
| Revelar capacidade para conceção e desenvolvimento de projetos criativos. |