| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente da estrutura celular de microrganismos e os principais processos metabólicos relacionados com o funcionamento celular |
| Conhecimento abrangente e factual das boas práticas aplicáveis a cada processo e produto para garantir a qualidade, rastreabilidade e minimização de riscos |
| Conhecimento abrangente em comunicação e relacionamento interpessoal |
| Conhecimento abrangente que permita a análise e interpretação de documentos técnicos e a produção de relatórios e comunicação de informação. |
| Conhecimento abrangente relativamente aos elementos químicos e propriedades das moléculas e materiais determinadas pelo tipo de átomos e energia das ligações e pela geometria das moléculas |
| Conhecimento especializado das regras internacionais de nomenclatura de compostos e dos principais grupos funcionais das moléculas orgânicas |
| Conhecimento especializado dos principais factores com influência na viabilidade e crescimento celular |
| Conhecimento especializado do significado das especificações de fabrico e de produto final e sua relação com a análise da capacidade dos processos. |
| Conhecimento especializado dos parâmetros de dimensionamento e operação de biorreatores nas suas diferentes tipologias e modos de operação |
| Conhecimento especializado dos principais equipamentos, técnicas e métodos para extração, purificação, separação, quantificação e caraterização de produtos, matérias primas e moléculas com interesse biotecnológico, atendendo à sua estrutura e propriedades |
| Conhecimento especializado e factual de equipamentos necessários para realizar as operações do processo produtivo nas indústrias biotecnológicas |
| Conhecimento especializado em sistemas de gestão da qualidade, documentos e ferramentas da qualidade para o controlo e melhoria das industrias e dos processos industriais |
| Conhecimento factual sobre a incerteza típica das máquinas, equipamentos e processos |
| Conhecimento teórico e abrangente da história, conceitos da qualidade e sua organização a nível nacional e internacional. |
| Aptidões |
| Aplicar ferramentas básicas da qualidade |
| Atuar e colaborar em equipas de trabalho |
| Definir os procedimentos necessários para organizar e manter as áreas de trabalho e serviços auxiliares. |
| Estabelecer a sequência de operações para organizar o trabalho com base num planeamento da produção. |
| Executar análises laboratoriais seguindo métodos devidamente definidos par a amostragem, recolha, transporte, preservação e análise de amostras |
| Manusear em condições de biossegurança as amostras biológicas. |
| Monitorizar os principais parâmetros operacionais e analíticos num biorreator, aplicando métodos de controlo para assegurar a condução eficiente e sustentável de bioprocessos |
| Obter informação específica sobre um dado processo biotecnológico (eg., parâmetros cinéticos, taxas de conversão, …), utilizando bases de dados e programas informáticos |
| Obter produtos biotecnológicos, selecionando o(s) microrganismo(s)-chave para um determinando bioprocesso aplicando técnicas de cultivo e métodos de separação e purificação |
| Organizar, analisar e interpretar dados |
| Planear e executar a montagem, arranque, operação e paragem de biorreatores |
| Realizar as operações de acondicionamento produto/acabado e/ou matérias primas e controlar operações de receção e expedição em conformidade com as informações associadas à rotulagem. |
| Realizar as operações do processo produtivo, supervisionando o arranque, funcionamento e paragem de todos os equipamentos |
| Relacionar os parâmetros, instrumentos e sistemas de regulação, para controlar os processos de fabrico dos produtos atendendo à incerteza típica das máquinas, equipamentos e processos |
| Selecionar os parâmetros operacionais para garantir que os serviços e instalações auxiliares atendam às condições de trabalho necessárias. |
| Atitudes |
| Demonstra espírito crítico na análise de dados |
| Demonstrar autonomia para tomar decisões de forma adequada e contextualizada |
| Demonstrar capacidade de liderança de equipas de trabalho, estabelecendo com os colaboradores relações laborais cordiais. |
| Demonstrar capacidade de persuasão e de motivação |
| Demonstrar capacidade de registar resultados e organizá-los |
| Demonstrar capacidade de ser metódico e organizado |
| Demonstrar capacidade de síntese e objetividade no reporte de dados |
| Demonstrar capacidade de transmitir informação, ideias e problemas de forma objectiva (oral e escrita) |
| Demonstrar disponibilidade para a aprendizagem ao longo da vida |
| Demostrar capacidade de iniciativa e responsabilidade |
| Estabelecer boas relações humanas nos contactos com os colaboradores internos e externos |
| Saber trabalhar em grupo contribuindo para a melhoria dos sistemas de gestão da qualidade |
| Ser inovador, empreendedor e cooperante |