| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito; |
| Conhecimentos abrangentes do património natural e cultural; |
| Conhecimentos aprofundados na elaboração de planos de relações públicas; |
| Conhecimentos aprofundados relativos ao planeamento, organização e gestão de todas as operações de receção e alojamento turístico; |
| Conhecimentos especializados de práticas em contexto de trabalho. |
| Conhecimentos especializados de tecnologias e de softwares específicos inerentes à gestão turística; |
| Conhecimentos especializados na análise da informação referente à comunicação organizacional e adaptação aos diferentes suportes; |
| Conhecimentos especializados sobre contexto interculturais e multiculturais; |
| Conhecimentos fundamentais de estratégias e técnicas de promoção turística; |
| Conhecimentos fundamentais de organização e gestão de eventos; |
| Conhecimentos fundamentais em estratégias de comunicação para a construção da notoriedade; |
| Conhecimentos fundamentais sobre técnicas de atendimento e acolhimento diferenciado de clientes de acordo com a etiqueta e protocolo; |
| Conhecimentos fundamentais sobre terminologia técnica e conceitos básicos de turismo; |
| Aptidões |
| Comunicar em diferentes idiomas; |
| Analisar a origem e a natureza do fenómeno turístico; |
| Aplicar ferramentas que potenciam uma transformação digital; |
| Aplicar técnicas de atendimento e comunicação adequadas; |
| Aplicar técnicas de comunicação e de promoção turística; |
| Articular diferentes ofertas turísticas em rede; |
| Colaborar com equipas multidisciplinares na comunicação e promoção do turismo; |
| Construir estratégias de comunicação adequadas à promoção organizacional |
| Criar produtos turísticos diferenciados; |
| Disponibilizar informação turística em multiplataforma por forma a potenciar o impacto; |
| Identificar os intervenientes no sistema turístico e as suas dinâmicas; |
| Implementar estratégias de relacionamento interpessoal; |
| Interagir com os diferentes stakeholders em funções das necessidades específicas promovendo o turismo em rede; |
| Inventariar e promover o património através de um crescimento sustentável da atividade turística baseada na regeneração dos recursos e ativos endógenos da região; |
| Planear e executar atividades inerentes aos serviços de receção e atendimento; |
| Utilizar ferramentas digitais nas diferentes áreas do turismo; |
| Atitudes |
| Aplicar soft skills e a comunicação na relação com o público; |
| Compreender a origem e a natureza do fenómeno turístico |
| Demonstrar capacidade de adequação e utilização das diferentes tecnologias; |
| Demonstrar capacidade de estabelecer relações estáveis com diferentes entidades e parceiros com quem tenha de articular as suas atividades; |
| Demonstrar capacidade de resolução de conflitos, problemas e de situações imprevistas; |
| Demonstrar capacidade para agir em função de princípios éticos, deontológicos e de responsabilidade social. |
| Demonstrar cuidado com a sua apresentação pessoal; |
| Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes públicos e contextos de trabalho, promovendo o bom relacionamento interpessoal; |
| Demonstrar interesse em compreender e respeitar as expetativas e necessidades dos clientes; |
| Demonstrar organização, disciplina e capacidade de gestão do tempo; |
| Demonstrar poder de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores; |
| Demonstrar proatividade na preservação e regeneração dos recursos através de uma postura socio-ambiental responsável; |
| Demonstrar responsabilidade e autonomia na tomada de decisão e capacidade de resolução de problemas de forma adequada; |
| Demonstrar zelo, respeito e bom senso no desenvolvimento de trabalho colaborativo; |
| Revelar iniciativa, dinamismo e espírito inovador e empreendedor; |
| Valorizar o património através de um crescimento sustentável da atividade turística baseada na regeneração dos recursos e ativos endógenos da região; |