Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais sobre ética e deontologia profissional. |
Conhecimento especializado de projetos de intervenção comunitária. |
Conhecimentos abrangentes sobre populações em risco. |
Conhecimentos especializados sobre animação social. |
Conhecimentos especializados sobre práticas de intervenção social e comunitária diferenciada. |
Conhecimentos especializados sobre teorias atuais de intervenção social e comunitária. |
Conhecimentos fundamentais sobre direito e legislação social. |
Conhecimentos fundamentais sobre necessidades educativas especiais. |
Conhecimentos fundamentais sobre saúde e comportamentos aditivos. |
Noções fundamentais de sociologia e de psicologia social. |
Aptidões |
Comunicar de forma eficaz e assertiva com diferentes populações e em diferentes contextos comunitários. |
Concretizar práticas de melhoria da qualidade de vida e de intervenção social com grupos da população vulneráveis, excluídos ou com comportamentos de risco social. |
Desenvolver análises, relatórios e outros documentos caracterizadores de contextos e situações sociais de forma objetiva e fundamentada. |
Desenvolver, com autonomia, projetos de intervenção social e comunitária, gerindo pessoas e recursos de forma eficaz. |
Diagnosticar e desenvolver um planeamento estratégico em diferentes contextos comunitários e dirigido para vários tipos de populações em risco. |
Mobilizar redes, parcerias, recursos e agentes comunitários para a implementação e desenvolvimento de projetos de intervenção social |
Operacionalizar e gerir serviços, respostas e projetos sociais. |
Planear e gerir, de forma estratégica, projetos de intervenção social e comunitária, de forma eficaz e adaptada aos diversos contextos sociais e comunitários. |
Utilizar as técnicas, procedimentos e estratégias metodológicas próprias e ajustadas aos contextos e situações-problema, com o intuito de auxiliar na resolução dos problemas e dotar as comunidades de capacidade de resolução. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos sociais e comunitários. |
Demonstrar capacidade de cooperação na orientação, informação e acompanhamento de indivíduos, famílias, grupos e comunidades utilizando as técnicas, procedimentos e estratégias metodológicas próprias e ajustadas aos contextos e situações-problema. |
Demonstrar capacidade de intervenção, com autonomia, junto dos grupos, comunidades ou territórios mais expostos a situações de vulnerabilidade, de risco e de exclusão social. |
Demonstrar capacidade de liderança na cooperação para objetivos comuns em diferentes contextos sociais e comunitários. |
Demonstrar capacidade de resolução de problemas decorrentes da sua atividade propondo ideias novas e soluções. |
Demonstrar elevado espírito de iniciativa e criatividade. |
Revelar elevado espírito analítico e reflexivo numa prática profissional informada sobre a intervenção em diferentes contextos sociais e comunitários. |