| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes sobre programas de inclusão e integração social e comunitária |
| Conhecimentos especializados de estratégias de prevenção de acidentes |
| Conhecimentos especializados sobre as ajudas técnicas e outros equipamentos de apoio à pessoa idosa |
| Conhecimentos especializados sobre comunicação e relações interpessoais |
| Conhecimentos abrangentes em técnicas de ocupação e lazer em gerontologia |
| Conhecimentos abrangentes sobre ética aplicada à gerontologia e enquadramento legal da atividade profissional |
| Conhecimentos abrangentes sobre os aspetos biopsicossociais do envelhecimento |
| Conhecimentos abrangentes sobre programas de intervenção no envelhecimento ativo |
| Conhecimentos abrangentes sobre situações de negligência, abuso e maus tratos à pessoa idosa |
| Conhecimentos abrangentes sobre vigilância, identificação e ou avaliação de riscos |
| Conhecimentos abrangentes sobre a biologia do corpo humano, os processos fisiológicos do envelhecimento e principais patologias da pessoa idosa |
| Conhecimentos abrangentes sobre alimentação, nutrição e hidratação aplicada à pessoa idosa |
| Conhecimentos abrangentes sobre as bases e características das instituições e serviços de saúde de apoio à pessoa idosa |
| Conhecimentos especializados em cuidados básicos de saúde e cuidados pessoais a prestar à pessoa idosa |
| Conhecimentos especializados sobre técnicas de primeiros socorros |
| Aptidões |
| Acompanhar e orientar o idoso em atividades de vida diária e atividades instrumentais, de acordo com o seu grau de funcionalidade |
| Adaptar e executar os cuidados de higiene pessoal, conforto e eliminação, alimentação e hidratação às necessidades da pessoa idosa, selecionando as ajudas técnicas mais adequadas |
| Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde relativas ao exercício da atividade |
| Aplicar os requisitos dos sistemas de gestão da qualidade relativos aos serviços e equipamentos de apoio à pessoa idosa |
| Definir objetivos de intervenção considerando o contexto de atuação e as características do público - alvo |
| Detetar, avaliar, registar e reportar alterações do estado físico ou psíquico da pessoa idosa, atuando em situações de emergência no âmbito das suas competências |
| Dinamizar atividades promotoras do bem - estar físico e mental à pessoa idosa em centros de dia, lares ou residências de terceira idade, sistemas de apoio domiciliário e outros |
| Identificar as necessidades e interesses da pessoa idosa para o planeamento e implementação de ações e ou programas de intervenção adequados |
| Identificar riscos de acidentes, planear e implementar medidas de segurança no domicílio ou contexto institucional |
| Organizar espaços, equipamentos e materiais diversos, adaptando-os às características da pessoa idosa |
| Planear e aplicar estratégias de comunicação assertiva no contexto das relações interpessoais e de resolução de conflitos |
| Planear e avaliar a qualidade dos serviços prestados por si |
| Selecionar os recursos, tecnológicos e outros, em função dos objetivos pretendidos |
| Selecionar técnicas e procedimentos de manutenção, armazenamento e conservação de equipamentos, utensílios e produtos em função das suas características |
| Atitudes |
| Demonstrar assertividade e empatia no relacionamento com outros (utentes, familiares, equipa técnica) |
| Demonstrar capacidade de atuação dentro dos limites da sua atividade |
| Demonstrar capacidade de reflexão sobre a sua atuação e a dos que integram a sua equipa de trabalho, na perspetiva da melhoria contínua do seu desempenho |
| Demonstrar capacidade de trabalho em equipa multidisciplinar |
| Demonstrar capacidade para adotar comportamentos pró-ativos e autónomos nas situações que implicam resolução de problemas |
| Demonstrar capacidade para gerir adequadamente o tempo em função das exigências profissionais |
| Demonstrar capacidade para gerir conflitos interpessoais com os diversos interlocutores |
| Demonstrar capacidade para respeitar os princípios de ética e deontologia inerentes à profissão |
| Demonstrar capacidade para se adaptar a diferentes situações e contextos familiares e institucionais, demonstrando espírito de iniciativa e capacidade de inovação |
| Demonstrar responsabilidade e autonomia nos processos de tomada de decisão |