| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; |
| Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo. |
| Conhecimentos abrangentes de meteorologia no planeamento de atividades; |
| Conhecimentos abrangentes sobre a gestão e conservação da natureza e legislação relacionada; |
| Conhecimentos especializados ao nível das diferentes classificações territoriais (nacionais e internacionais); |
| Conhecimentos especializados das metodologias de inventariação, recenseamento e distribuição dos elementos do património natural e cultural; |
| Conhecimentos especializados de ecologia, distribuição e características das principais espécies e comunidades de fauna e flora; |
| Conhecimentos especializados de geomorfologia e análise da paisagem; |
| Conhecimentos especializados de língua materna e de língua estrangeira; |
| Conhecimentos especializados de procedimentos em caso de emergência, de primeiros socorros, de suporte básico de vida e de técnicas de sobrevivência; |
| Conhecimentos especializados de psicologia de grupo e de gestão de conflitos; |
| Conhecimentos especializados de realização e planeamento de atividades na natureza; |
| Conhecimentos especializados dos modos de vida e do património cultural; |
| Conhecimentos especializados em património geológico, biológico e cultural; |
| Conhecimentos especializados na elaboração, caracterização e definição de rotas e itinerários na natureza; |
| Conhecimentos especializados nas formas de identificação e caracterização da fauna e flora terrestre; |
| Conhecimentos fundamentais de animação turística e desenvolvimento local; |
| Conhecimentos fundamentais de metodologias de valorização dos elementos patrimoniais e as potencialidades da sua exploração, em particular, no campo do geoturismo; |
| Conhecimentos fundamentais em marketing e tecnologias multimédia na valorização e promoção dos territórios; |
| Aptidões |
| Adaptar o discurso, oral e escrito, e os conteúdos às características dos diferentes contextos e públicos; |
| Analisar documentos e ações de referência no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável; |
| Analisar os problemas ambientais e aplicar metodologias adequadas para os resolver; |
| Analisar, em contexto natural, os ecossistemas da fauna e da flora existentes; |
| Avaliar e analisar a importância do património natural e cultural existente para a promoção e valorização dos territórios onde se encontram; |
| Avaliar e propor soluções criativas para uma melhor articulação entre os diferentes agentes que atuam no mesmo espaço regional ao nível da promoção das suas potencialidades naturais e culturais; |
| Colaborar em atividades de investigação e de monitorização de áreas naturais. |
| Comunicar informação sobre o património natural e cultural; |
| Criar estratégias de valorização do potencial endógeno natural e cultural dos territórios; |
| Identificar e georreferenciar elementos do património cultural; |
| Identificar e georreferenciar elementos do património geomorfológico e biológico; |
| Implementar ações no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável em diversos contextos; |
| Interpretar e caracterizar elementos do património geomorfológico e biológico; |
| Interpretar e caracterizar os elementos do património cultural; |
| Pesquisar e interpretar documentação técnica respeitante aos normativos de proteção e conservação da natureza e do património; |
| Planear ações no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável em diversos contextos; |
| Selecionar e utilizar as novas tecnologias para promoção, valorização e potencialização dos territórios e dos seus recursos endógenos; |
| Utilizar ferramentas SIG para a construção de rotas e itinerários sustentáveis; |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias; |
| Demonstrar capacidade de adaptação aos diferentes contextos, sociais, culturais e naturais; |
| Demonstrar capacidade de autonomia, sentido crítico e autoiniciativa; |
| Demonstrar capacidade de estabelecer compromissos assentes na ética profissional com sentido de responsabilidade; |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade; |
| Demonstrar capacidade de proatividade relativamente às intervenções a desenvolver no território em colaboração e mediação com as comunidades locais; |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da motivação e da gestão de conflitos; |
| Demonstrar capacidade de respeitar e valorizar a diversidade ambiental; |
| Demonstrar capacidade de respeitar os princípios ambientalmente sustentáveis à escala local e global; |
| Demonstrar capacidade de respeitar os valores do património e da diversidade cultural; |
| Demonstrar capacidade de trabalhar cooperativamente com pessoas, grupos e comunidades; |
| Demonstrar capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares; |
| Demonstrar capacidade reflexiva sobre as potencialidades e limitações da promoção dos recursos locais como mecanismo de valorização do desenvolvimento sustentável dos territórios. |