| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de direito e ética nas intervenções de âmbito comunitário e familiar |
| Conhecimentos fundamentais na valorização das atividades lúdico pedagógicos e estimulação cognitiva (de acordo com as características da população alvo) promotoras do desenvolvimento harmonioso e manutenção da saúde mental. |
| Conhecimentos fundamentais sobre investigação e a sua importância para o desenvolvimento da ciência, valorizando a investigação/ação e a reflexão sobre as práticas. |
| Conhecimentos fundamentais sobre normas de higienização de espaços e equipamentos. |
| Conhecimentos fundamentais sobre nutrição e dietética adequados às diferentes fases do ciclo vital e situação de saúde/doença |
| Conhecimentos profundos sobre estratégias de envolvimento de diferentes faixas etárias no seu próprio processo de desenvolvimento, sendo elementos pró-ativos do mesmo. |
| Conhecimentos profundos sobre manutenção da segurança e prevenção de acidentes em contexto domiciliário e/ou institucional. |
| Conhecimentos abrangentes sobre a interculturalidade e especificidades inerentes ao papel de género e ao papel social. |
| Conhecimentos abrangentes sobre o desenvolvimento psicológico, físico, cultural e social da pessoa ao longo do ciclo vital |
| Conhecimentos aprofundados sobre a importância do trabalho em rede com o envolvimento da comunidade e parceiros em prol da promoção da saúde e a construção de uma sociedade salutogénica. |
| Conhecimentos aprofundados sobre estratégias de intervenção capazes de fomentar a aquisição de hábitos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital |
| Conhecimentos especializados sobre as intervenções de manutenção das atividades diárias à pessoa ao longo do ciclo vital, nomeadamente àquela com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente |
| Conhecimentos fundamentais em Biologia, Anatomia/Fisiologia e Farmacologia |
| Conhecimentos fundamentais em comunicação e relacionamento interpessoal |
| Conhecimentos fundamentais sobre as principais estratégias funcionais para a prestação de cuidados na comunidade, no que se refere à facilitação da realização das Atividades de vida diária e ao seu ensino ao cuidador informal. |
| Aptidões |
| Aplicar as estratégias funcionais existentes para a prestação de cuidados à comunidade, no que se refere melhoria da mobilidade da pessoa ao longo do ciclo vital, nomeadamente àquela com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente |
| Aplicar normas e procedimentos na higienização dos espaços e equipamentos promovendo ambientes saudáveis e seguros. |
| Aplicar técnicas de comunicação e de relacionamento interpessoal, bem como da condução de dinâmicas de grupo, para com a pessoa, família ou comunidade alvo da intervenção |
| Aplicar técnicas ludicopedagógicas e de estimulação cognitiva facilitadoras do desenvolvimento motor e cognitivo promovendo ainda a prevenção da deterioração mental. |
| Avaliar o risco de ocorrência de acidentes domésticos e propor medidas corretivas adequadas e atempadas. |
| Criar, gerir e dinamizar atividades promotoras de hábitos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital |
| Discutir e refletir sobre os princípios e pressupostos do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias eficazes na resolução dos problemas identificados face à população alvo. |
| Identificar áreas relacionadas com a biologia do corpo humano, a anatomia e fisiologia humana bem como princípios básicos de farmacologia |
| Identificar as alterações fisiológicas no padrão bio-psico-social e cultural da pessoa ao longo do ciclo vital |
| Identificar os mecanismos psicossociais e fatores individuais e socioculturais suscetíveis de dificultar ou promover as relações e a comunicação intercultural, assim como o papel de género e o papel social. |
| Identificar os principais passos de um projeto de investigação. |
| Identificar, preparar e confecionar os alimentos de forma saudável, garantindo a manutenção das suas características nutricionais e a segurança alimentar |
| Intervir, analisar e refletir sobre os aspetos éticos e legais das ações e abordagens a desenvolver com pessoas, comunidades e instituições |
| Preparar, organizar e executar as tarefas necessárias ao desenvolvimento das atividades diárias da pessoa ao longo do ciclo vital, nomeadamente àquela com deficiência e/ou dependência funcional temporária ou permanente |
| Propor o envolvimento das pessoas, famílias e comunidade no seu processo de crescimento reconhecendo e valorizando o potencial de cada um enquanto agente de direitos e deveres. |
| Atitudes |
| Demonstrar interesse e curiosidade que lhe permita valorizar a investigação e a sua aplicação em contexto de trabalho. |
| Demonstrar atitude não discriminatória face à deficiência, à multiculturalidade, à exclusão social e promovendo o bem-estar e a saúde da pessoa, família e comunidade |
| Demonstrar capacidade e iniciativa na adaptação das ementas de acordo com a faixa etária e com os problemas de saúde/doença da pessoa e família, seguindo as orientações dos profissionais de saúde sempre que especificado. |
| Demonstrar capacidade e iniciativa para desenvolver atividades de preservação e manutenção da saúde ao longo do ciclo vital |
| Demonstrar capacidade e iniciativa para incentivar a pessoa com necessidades ao nível da sua mobilidade, a adotar comportamentos que a melhorem. |
| Demonstrar capacidade e interesse no cumprimento rigoroso da medicação, conservação e prevenção de riscos inerentes à polimedicação |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito no atendimento ao outro respeitando os valores e crenças individuais |
| Demonstrar flexibilidade para trabalhar com diferentes parceiros e contextos na adequação de recursos e materiais necessários à resolução das situações detetadas |
| Demonstrar flexibilidade, capacidade de iniciativa e persuasão no estabelecimento de relações de confiança e empatia indutoras de hábitos de vida saudáveis |
| Demonstrar iniciativa na tomada de decisão e priorização das ações a implementar junto da pessoa ao longo do ciclo vital |
| Demonstrar iniciativa no desenvolvimento de atividades de valorização de aptidões individuais capazes de fomentar o desenvolvimento salutogénico da pessoa, família e comunidade |
| Demonstrar respeito para com os direitos da pessoa, nomeadamente em situação de vulnerabilidade reconhecendo os limites da sua área de competência |
| Demonstrar responsabilidade na adequação dos recursos apropriados para a correta higienização dos espaços e equipamentos. |
| Evidenciar autonomia na intervenção com a pessoa e a família que conduza à sua estimulação cognitiva. |
| Evidenciar capacidade de lidar com o imprevisto |