Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Língua Portuguesa; Matemática; Psicologia; Biologia; Economia; Contabilidade; TIC
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 45
Total de alunos inscritos em simultâneo 110
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Av. de Ceuta, 1 - Edifício Urbiceuta 6º piso 45 110
Descrição geral Planear, gerir e concretizar atividades de secretariado clínico em instituições de saúde.
Atividades principais
Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
Colaborar em ações de educação para a saúde;
Colaborar no circuito da resposta à audição interna, na sequência de procedimentos institucionais (de rotina) de aferição, de reclamação ou sugestão.
Efetuar registos nas plataformas inerentes à função (requisição, registo, referenciação e protocolos);
Executar as atividades de secretariado inerentes ao funcionamento diário;
Fornecer informação de modo fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição e contexto de saúde da pessoa;
Gerir reclamações, sugestões e elogios;
Participar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, através da avaliação do trabalho desenvolvido, bem como no processo de certificação da instituição, implementando estratégias de melhoria quando necessário;
Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e população utilizadora da mesma.
Planear as atividades de secretariado inerentes ao serviço/unidade de saúde em que está integrado;
Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático;
Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição e contexto de saúde da pessoa e necessidades específicas do serviço;
Conhecimentos
Conhecimento abrangentes da designação, enquadramento e terminologia mais relevante associada aos principais exames complementares de diagnóstico;
Conhecimento abrangentes das principais linhas orientadoras das políticas de saúde em Portugal e o seu enquadramento a nível europeu;
Conhecimentos abrangentes de contabilidade e faturação;
Conhecimentos abrangentes de logística em saúde;
Conhecimentos abrangentes do movimento internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;
Conhecimentos abrangentes dos diferentes regimes jurídicos e modelos de organização e funcionamento das unidades de saúde em Portugal.
Conhecimentos abrangentes sobre a certificação de unidade/instituições de saúde;
Conhecimentos abrangentes sobre a terminologia e localização das principais estruturas e funções do corpo humano;
Conhecimentos abrangentes sobre as limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde;
Conhecimentos abrangentes sobre segurança e saúde no trabalho;
Conhecimentos especializados de comunicação em língua inglesa, com ou sem recurso às tecnologias de informação;
Conhecimentos especializados de procedimentos de comunicação e comunicação alternativa, bem como estratégias facilitadoras ou produtos de apoio neste âmbito;
Conhecimentos especializados sobre metodologia de trabalho de projeto no contexto da formação;
Conhecimentos especializados sobre o regime geral de proteção de dados, com ênfase em dados sensíveis;
Conhecimentos especializados sobre sistemas e fluxos de informação em saúde;
Conhecimentos especializados sobre subsistemas de saúde e comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio;
Conhecimentos fundamentais de informática na ótica utilizador, indispensáveis para o exercício do secretariado clínico;
Conhecimentos fundamentais de sistemas de registo, referenciação, encaminhamento e protocolo usados nos diferentes níveis de cuidados de saúde;
Conhecimentos fundamentais sobre procedimentos específicos em secretariado clínico;
Aptidões
Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde;
Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e operacionais associados aos procedimentos e sistemas de informação utilizados no secretariado em saúde;
Aplicar estratégias de modo adequado perante as limitações funcionais e barreiras ambientais que se apresentem à pessoa com alguma condição física, psíquica ou social;
Aplicar técnicas e estratégias de segurança e saúde no trabalho;
Identificar e realizar atividades de secretariado clínico e atendimento ao público, adotando postura e comunicação adequadas;
Interpretar e implementar estratégias específicas às necessidades da pessoa ou população institucional;
Interpretar e implementar planos de resposta a situações particulares, propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras;
Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras;
Participar na elaboração de documentos informativos acerca do funcionamento do serviço tendo em conta a facilitação da compreensão da informação por parte dos utilizadores do mesmo;
Participar na integração de novos profissionais.
Produzir indicadores resultantes do serviço de secretariado clínico;
Realizar o registo de níveis de serviço referentes ao trabalho diário desenvolvido na instituição;
Utilizar de forma produtiva e coerente a documentação, ferramentas de gestão de informação para registo e/ou referenciação, bem como demais ferramentas informáticas indispensáveis para a boa execução de todas as tarefas inerentes ao secretariado em saúde;
Atitudes
Adotar as principais técnicas de segurança e saúde no trabalho, sobretudo perante situações de risco ou perigo;
Aplicar e cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados, de acordo com os princípios éticos e legais;
Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional;
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem à pessoa e à condição e contexto de saúde desta;
Demonstrar capacidade de reflexão na e sobre a prática numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional permanente;
Demonstrar capacidade de relacionar o estado de saúde da pessoa com o circuito da mesma na instituição e eventuais exames complementares de diagnóstico que tenham sido efetuados.
Demonstrar capacidade e disponibilidade para desenvolver as suas atividades integrado numa equipa multiprofissional;
Demonstrar compromisso ético no respeito à pessoa, cuidadores, familiares ou outros profissionais;
Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade, responsabilidade e autonomia no desempenho das suas funções;

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Secretariado em Saúde (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 3 0 0 2.5%
Filosofia e Ética (0226) 0226 4 0 0 3.33%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 4 0 0 3.33%
Secretariado e Trabalho Administrativo (0346) 0346 15 0 0 12.5%
Enquadramento na Organização/Empresa (0347) 0347 4 0 0 3.33%
Saúde - programas não classificados noutra área de formação (0729) 0729 76 0 0 63.33%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 245h 0h 60
Semestral Ética e Deontologia em Saúde Geral e científica 0226 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Estágio I Em contexto de trabalho 0729 216h
 (HEP 212h)
0h 0h
8
Semestral Comunicação e Competências Relacionais em Saúde Técnica 0729 162h
 (HEP 102h)
35h 0h
6
Semestral Acessibilidade, Equidade e Humanização em Saúde Técnica 0729 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
Semestral Segurança e Saúde no Trabalho Geral e científica 0862 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida Geral e científica 0729 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Políticas, sistemas e serviços de saúde Técnica 0729 189h
 (HEP 114h)
45h 0h
7
Semestral Pedagogia, Supervisão e Metodologia do Trabalho de Projeto Geral e científica 0090 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Logística em saúde Técnica 0345 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
Semestral Inglês em Saúde Técnica 0222 81h
 (HEP 41h)
40h 0h
3
Semestral Fundamentos de secretariado clínico Técnica 0346 243h
 (HEP 153h)
65h 0h
9
Semestral Formação Cruz Vermelha Geral e científica 0729 27h
 (HEP 12h)
0h 0h
1
2º Ano 1620h 270h 0h 60
Semestral Estágio III Em contexto de trabalho 0729 540h
 (HEP 530h)
0h 0h
20
Semestral Estágio II Em contexto de trabalho 0729 216h
 (HEP 212h)
0h 0h
8
Semestral Terminologia Clínica e de Meios Complementares de Diagnóstico Técnica 0729 162h
 (HEP 102h)
40h 0h
6
Semestral Sistemas de Financiamento em Saúde Técnica 0729 162h
 (HEP 92h)
45h 0h
6
Semestral Sistemas de Certificação e Qualidade em Súde Técnica 0347 108h
 (HEP 68h)
25h 0h
4
Semestral Secretariado Clínico em Urgência, Cirurgia e Internamento Técnica 0346 81h
 (HEP 46h)
35h 0h
3
Semestral Secretariado Clínico em Ambulatório Técnica 0346 81h
 (HEP 46h)
35h 0h
3
Semestral Gestão de Processos e Sistemas e Fluxos de Informação em Saúde Técnica 0729 162h
 (HEP 92h)
55h 0h
6
Semestral Faturação e Fiscalidade Técnica 0344 108h
 (HEP 63h)
35h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)