| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de cartografia, orientação e navegação em atividades de turismo de natureza, desporto, aventura e náutica de recreio |
| Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo, marketing e de promoção turística, análise estratégica, orçamentação e gestão de empresas turísticas |
| Conhecimentos abrangentes de línguas estrangeiras |
| Conhecimentos abrangentes de oceanografia e meteorologia, nomeadamente sobre interpretação das características físicas e químicas dos oceanos e da atmosfera, bem como da sua aplicação às pescas e às atividades marítimo-turísticas |
| Conhecimentos abrangentes sobre animação turística, tendências atuais e em termos de interpretação da paisagem e património natural em atividades marítimo-turísticas |
| Conhecimentos abrangentes sobre infraestruturas portuárias, atividades náuticas, logística, e suas entidades gestoras |
| Conhecimentos abrangentes sobre os recursos naturais aquáticos, atividades associadas, bem como dos principais temas atuais sobre a sua conservação, sustentabilidade e gestão ambiental |
| Conhecimentos especializados da segurança básica e gestão do risco, primeiros socorros e resgate em meio aquático |
| Conhecimentos especializados de observação e amostragem de recursos vivos e ou parâmetros ambientais |
| Conhecimentos especializados dos processos de comunicação, relacionamento interpessoal a nível organizacional, protocolo e etiqueta, regras e boas práticas em atividades marítimo-turísticas |
| Conhecimentos especializados em náutica de recreio e tecnologia da pesca, incluindo aspetos da seletividade das artes de pesca |
| Conhecimentos fundamentais de instrumentação científica utilizada em investigação e desenvolvimento |
| Aptidões |
| Avaliar as condições físicas e ambientais do terreno, identificar os principais parâmetros meteorológicos, fluviais e oceanográficos |
| Elaborar informação turística que valorize e divulgue o património ambiental de uma região |
| Executar processos e manobras a bordo de uma embarcação de recreio |
| Executar tarefas de observador e ou amostrador |
| Identificar artes de pesca, tipo de embarcações e relacionar tecnologia de pesca associada, de acordo com padrões internacionais |
| Interpretar, implementar e melhorar planos de resposta a situações de segurança, gestão do risco e técnicas de salvamento em meio aquático |
| Planear atividades e acolher participantes em segurança, de acordo com regras de etiqueta e boas práticas |
| Planear, organizar e realizar atividades de turismo de natureza, desporto e aventura, no contexto das atividades marítimo-turísticas, no estrito cumprimento das normas de qualidade prescritas e em função da concorrência, segmentos, época do ano e recursos |
| Preparar, operar e coordenar a manutenção de instrumentos técnico-científicos |
| Propor ações concretas que contribuam para a conservação e sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos |
| Propor ações para minimizar impactes ambientais decorrentes das atividades de turismo de natureza, desporto e aventura |
| Selecionar e usar técnicas de orientação e de navegação no terreno, bem como interpretar cartas sinópticas, fluviais e oceanográficas |
| Usar sistemas de registo de dados para monitorização e gestão de ecossistemas aquáticos |
| Atitudes |
| Demonstrar brio profissional, adotar princípios éticos e deontológicos, respeitando o âmbito e os limites da sua atuação profissional |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução de procedimentos e tecnologias, bem como uma capacidade de reflexão crítica sobre a atividade profissional, numa ótica de desenvolvimento e de melhoria contínua das suas competências profissionais |
| Demonstrar capacidade de comunicação interpessoal, intercultural e intergeracional, de forma profissional e cativante, em termos orais e de escrita |
| Demonstrar capacidade de planificar, organizar, gerir trabalho e tomar decisões de forma autónoma |
| Demonstrar capacidades de valorização e proteção ambiental, cultural e social no que respeita à conservação da biodiversidade e da sustentabilidade dos recursos naturais |
| Demonstrar dinamismo e autonomia para identificar as oportunidades e potencialidades de desenvolvimento local |
| Demonstrar uma atitude ambiental e socialmente responsável no planeamento de atividades ou eventos |
| Demonstrar uma atitude responsável no desenvolvimento de atividades marítimo-turísticas, investigação, conservação e educação ambiental, com segurança, em função das condições fluviais, oceanográficas e meteorológicas |
| Ser criativo e capaz de inovar |