Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Economia; Informática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 21
Total de alunos inscritos em simultâneo 42
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Rua do Telhal aos Olivais n.º 8 - 8A 21 42
Descrição geral Participar ativamente, de forma autónoma ou integrado numa equipa, no processo de tomada de decisão e operacionalização da estratégia comercial e de marketing das empresas, em qualquer setor de atividade e contribuir para a concretização de oportunidades de mercado, através da aplicação de técnicas de gestão de marketing e fidelização de clientes.
Atividades principais
Aplicar a legislação comercial e fiscal adequada
Definir estratégias de produtos/serviços entre a empresa e o cliente
Desenvolver e implementar estratégias de marketing e monitorizar resultados
Gerir as relações com os clientes: CRM - Customer Relationship Management
Gerir o ponto de venda - merchandising e comunicação dos produtos e serviços
Monitorizar o planeamento de gestão e de marketing estratégico a curto, médio e longo prazo
Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e acões a implementar
Participar na elaboração de estudos de mercado: posicionamento e concorrência
Realizar orçamentos e relatórios de gestão
Selecionar e gerir as plataformas e ferramentas de gestão de vendas online
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de técnicas de vendas e negociação
Comportamentos abrangentes de estudos de mercado
Comportamentos abrangentes de marketing
Conhecimentos abrangentes de ética em contexto organizacional
Conhecimentos abrangentes de legislação comercial
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação
Conhecimentos abrangentes em informática
Conhecimentos especializados de CRM - Customer Relationship Management
Conhecimentos especializados de língua inglesa
Conhecimentos especializados de merchandising e organização do ponto de venda
Conhecimentos fundamentais de estatística
Aptidões
Aplicar conceitos fundamentais de gestão e de marketing
Aplicar estratégias de comunicação na gestão das equipas de trabalho
Aplicar técnicas de vendas e de negociação
Comunicar em inglês, oralmente e por escrito
Desenvolver e executar estudos de mercado;
Elaborar e implementar políticas de gestão da qualidade
Interpretar e cumprir a legislação comercial aplicável aos negócios
Planear e aplicar as técnicas de marketing estratégico
Planear e executar estratégias da força de vendas
Utilizar o CRM - Customer Relationship Management na definição de estratégias de marketing e de fidelização
Atitudes
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e orientação para objetivos
Demonstrar uma conduta ética e socialmente responsável.
Demonstrar atenção às oportunidades e ameaças existentes no mercado
Demonstrar autonomia, proatividade e assertividade na resolução de problemas
Demonstrar capacidade analítica e de tomada de decisão
Demonstrar capacidade de adaptação e de acompanhamento da evolução tecnológica na sua atividade profissional
Demonstrar capacidade de planeamento, gestão e organização de trabalho
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas.
Demonstrar determinação para cumprir objetivos organizacionais.
Demonstrar espírito crítico

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Gestão de Markerting (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 78 0 0 65%
Gestão e Administração (0345) 0345 18 0 0 15%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Informática (0480) 0480 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 385h 0h 60
Semestral Marketing Estratégico Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Introdução ao Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
45h 0h
6
Semestral Introdução à Gestão Técnica 0345 150h
 (HEP 100h)
45h 0h
6
Semestral Inglês Técnico e Comercial Geral e científica 0222 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Informática Aplicada ao Marketing Técnica 0480 150h
 (HEP 100h)
45h 0h
6
Semestral Estatística Aplicada aos Estudos de Mercado Técnica 0462 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Direito Comercial e do Consumo Geral e científica 0380 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Comunicação de Marketing e Branding Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Comportamento do Consumidor Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
2º Ano 1500h 245h 0h 60
Semestral Merchandising e Gestão do Ponto de Vendas Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Gestão das Operações e Logística Técnica 0345 150h
 (HEP 100h)
45h 0h
6
Semestral Gestão da Qualidade Técnica 0345 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Gestão da Força de Vendas Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 150h
 (HEP 100h)
50h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)