| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de primeiros socorros e suporte básico de vida |
| Conhecimentos abrangentes e conceptuais em terminologia das estruturas e funções do corpo humano |
| Conhecimentos abrangentes em comunicação em língua inglesa |
| Conhecimentos abrangentes em desenvolvimento pessoal e comportamento organizacional |
| Conhecimentos abrangentes em Higiene e Segurança no Trabalho, e logística em saúde |
| Conhecimentos abrangentes em recolha e tratamento de dados |
| Conhecimentos abrangentes na área das TIC e segurança informática |
| Conhecimentos abrangentes sobre ética e deontologia profissional na área da saúde |
| Conhecimentos abrangentes sobre qualidade, inovação e humanização do atendimento em saúde |
| Conhecimentos especializados de secretariado no contexto das instituições de saúde |
| Conhecimentos especializados em comunicação oral e escrita, e relacionamento interpessoal com utentes e demais agentes em saúde |
| Conhecimentos especializados em gestão de processos e proteção de dados |
| Conhecimentos especializados sobre o Sistema de Saúde Português, os seus subsistemas, acordos e comparticipações |
| Conhecimentos especializados sobre sistemas informáticos de registo e referenciação em saúde |
| Aptidões |
| Analisar e interpretar documentação relacionada com aspetos técnicos, legais e éticos associados aos direitos da pessoa com alguma condição de saúde |
| Aplicar as técnicas de comunicação na relação com a pessoa, família e equipa multiprofissional |
| Cumprir as normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos, inerentes ao exercício da atividade |
| Desenvolver e aplicar estratégias de resposta e acompanhamento adequadas às limitações apresentadas por pessoa com condição física, psíquica ou social identificada |
| Desenvolver estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional |
| Interpretar e implementar planos de resposta a situações particulares, propondo a introdução de ações de melhoria contínua da qualidade e estratégias facilitadoras |
| Organizar a documentação e arquivo propondo a introdução de ações de melhoria e estratégias facilitadoras |
| Planear, organizar e executar atividades e procedimentos de secretariado clínico e de atendimento ao público, atendendo ao respeito pela proteção de dados |
| Realizar o registo de dados, nas plataformas de registos de saúde, referentes ao trabalho diário desenvolvido no serviço |
| Recolher dados e produzir análises quantitativas decorrentes do serviço de secretariado clínico |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia e iniciativa de gestão de tarefas, atividades e tempo, em contexto profissional |
| Demonstrar autonomia na diferenciação de dados dos vários subsistemas, acordos e comparticipações |
| Demonstrar autonomia nos registos nos diferentes sistemas de informação |
| Demonstrar autonomia, iniciativa e responsabilidade nas atividades de secretariado clínico no seio de uma equipa multiprofissional |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal com os utentes dos serviços de saúde e equipa multiprofissional |
| Demonstrar capacidade de reflexão numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional |
| Demonstrar capacidade e disponibilidade para trabalhar integrado numa equipa multiprofissional |
| Demonstrar capacidades para respeitar normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos |
| Demonstrar respeito e cuidado com a pessoa, evidenciando compromisso ético |
| Demonstrar responsabilidade na implementação e cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados |
| Tomar iniciativa no fornecimento de informação que potencie a atividade da instituição |
| Usar com confiança e sob orientação de uma equipa, as principais técnicas de higiene e segurança no trabalho e de primeiros socorros, sobretudo perante situações de risco ou perigo |