| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes ao nível da servitização da indústria, economia circular, sustentabilidade industrial e energética; |
| Conhecimentos abrangentes ao nível de soft skills (liderança, comunicação, trabalho de equipa, gestão do tempo e do stress). |
| Conhecimentos abrangentes de algoritmia e linguagens de programação; |
| Conhecimentos abrangentes de economia; |
| Conhecimentos abrangentes de funcionamento de redes de comunicação de dados; |
| Conhecimentos abrangentes de legislação empresarial e digital; |
| Conhecimentos abrangentes em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua inglesa; |
| Conhecimentos abrangentes em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua portuguesa; |
| Conhecimentos abrangentes relativos aos novos desafios da transformação digital (Big Data, Internet of Things, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e Machine Learning); |
| Conhecimentos especializados das organizações e dos seus fluxos de informação; |
| Conhecimentos especializados de análise e exploração de dados; |
| Conhecimentos especializados de aplicações para a gestão das organizações; |
| Conhecimentos especializados de diversas aplicações informáticas para a gestão existentes no mercado; |
| Conhecimentos especializados de gestão de stocks; |
| Conhecimentos especializados de técnicas de representação de sistemas de informação; |
| Conhecimentos especializados dos sistemas informáticos e o seu papel na gestão e operacionalização de processos; |
| Aptidões |
| Aplicar a legislação adequada ao contexto da atividade da empresa ou organização; |
| Avaliar a viabilidade dos métodos e dos processos do ponto de vista da sua eficácia, custo e adequação; |
| Criar modelos de documentos nas diversas aplicações informáticas, de acordo com as necessidades da organização; |
| Identificar e analisar os principais protocolos de rede, incluindo as tipologias lógicas e físicas de uma rede de computadores. |
| Identificar e analisar os processos existentes numa organização e planear a sua integração com os sistemas de informação; |
| Identificar e analisar os sistemas de informação e os seus componentes, numa organização; |
| Identificar os diferentes atores da organização responsáveis pela gestão dos sistemas informáticos e organizar os seus processos de trabalho; |
| Identificar, caracterizar e elaborar as aplicações informáticas necessárias às diferentes áreas funcionais da organização; |
| Produzir e apresentar relatórios técnicos de trabalho; |
| Utilizar a algoritmia e a linguagem de programação no desenvolvimento e/ou ajustamento de programas para a gestão; |
| Utilizar as regras legais e observar as regras de higiene e segurança no trabalho fomentado a criação de um clima social e ambiental saudável na organização; |
| Atitudes |
| Adaptar a linguagem às características dos interlocutores. |
| Adaptar-se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional. |
| Agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade. |
| Definir prioridades e organizar o trabalho. |
| Demonstrar atenção às oportunidades e ameaças existentes no mercado. |
| Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho. |
| Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica. |
| Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços. |
| Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas. |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns. |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados. |
| Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto. |
| Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas. |
| Demonstrar lealdade e consideração pelos interesses da empresa/organização, assim como respeitar a cultura organizacional. |
| Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho. |
| Gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades. |
| Tolerar a ambiguidade e a diferença cultural. |