| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes sobre os perigos e riscos associados às diferentes atividades a desenvolver |
| Conhecimentos especializados de eletricidade (saber verificar e manipular quadros elétricos, fazer ligações de cabos e reparar fichas e projetores) |
| Conhecimentos especializados de equipamentos de som, suas características e formas de operação, assim como as diferenças entre os diversos tipos de equipamentos de áudio |
| Conhecimentos especializados de iluminação e respetivos equipamentos |
| Conhecimentos especializados de programação de mesa de luzes |
| Conhecimentos especializados de si e do outro nas inter-relações |
| Conhecimentos especializados de técnicas de montagem, afinação, calibragem, captação e mistura de som |
| Conhecimentos fundamentais de acústica |
| Conhecimentos fundamentais de compreensão e gestão de conflitos |
| Conhecimentos fundamentais de história da iluminação |
| Conhecimentos fundamentais de história das artes performativas, sonoras e visuais |
| Conhecimentos fundamentais de inglês que permitam a articulação oral, assim como a leitura de livros e manuais sobre elementos técnicos de luz e de som, e sobre artes performativas, visuais e sonoras. |
| Conhecimentos fundamentais de leitura de plantas de luzes, e de montagem e afinação de equipamentos |
| Conhecimentos fundamentais de organização, planeamento, segurança e programação de trabalho |
| Conhecimentos fundamentais dos vários elementos técnicos e artísticos, do espetáculo |
| Aptidões |
| Aplicar as técnicas de montagem da maquinaria de cena, em função dos materiais e equipamentos selecionados consentâneos com as características do espaço e dos objetivos pretendidos |
| Aplicar as técnicas de montagem, afinação e operação do equipamento de luz e som |
| Assegurar a manutenção permanente do material e proceder às intervenções de emergência em caso de mau funcionamento do material |
| Compreender o conceito de inter-relação e perceber a importância dos grupos e a sua dinâmica |
| Identificar as características acústicas de um espaço (interior ou exterior) |
| Identificar as características da luz (espetro, registos, intensidades, mudanças) de um lugar e a forma como esta interfere com os objetos e as pessoas |
| Identificar e compreender necessidades e interagir com outras especialidades relativamente à utilização de equipamentos elétricos |
| Identificar e utilizar as aplicações informáticas específicas da luz e som |
| Identificar e utilizar os termos técnicos em inglês relativos a equipamentos de luz e som, e às Artes do Espetáculo, em geral |
| Organizar e manipular os materiais e fontes de luz e som, de forma a encontrar as melhores soluções para cada espetáculo |
| Promover a autoestima e o autoconceito |
| Selecionar os materiais e equipamentos de luz e som, em função das características do espaço e dos objetivos pretendidos |
| Ser capaz de identificar perigos e riscos para a segurança e saúde no trabalho |
| Utilizar as técnicas de operação do equipamento de áudio na captação, mistura e amplificação de som |
| Verificar e manter o material técnico existente |
| Atitudes |
| Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos equipamentos |
| Demonstrar autonomia na resolução de problemas |
| Demonstrar capacidade de adaptação à variedade de estilos e exigências das produções |
| Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal (em português e em inglês), tendo por base a qualidade e rigor da comunicação oral e escrita |
| Demonstrar capacidade de iniciativa |
| Demonstrar capacidade de organização e de concentração no trabalho |
| Demonstrar flexibilidade para trabalhar em equipa multidisciplinar |
| Demonstrar sentido de responsabilidade |
| Demonstrar sentido estético, imaginação e criatividade |