Curso


Diploma de técnico superior profissional
A seguinte área: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 65
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Almada Avenida Jorge Peixinho, n.º30 — Quinta da Arreinela 30 65
Descrição geral Colaborar e apoiar a ação educativa, prestando cuidados que garantam a satisfação dos interesses e necessidades da criança dos 0-3 anos, implementando diversas atividades lúdicas e socioeducativas promotoras do seu bem-estar físico, emocional, social e afetivo das crianças, de acordo com o plano pedagógico definido.
Atividades principais
Adotar um pensamento critico e reflexivo num questionamento continuado de práticas, indispensáveis à resolução de problemas.
Coadjuvar na realização de atividades pedagógicas com crianças com necessidades educativas específicas, de uma forma inclusiva;
Colaborar na criação e organização de um ambiente educativo repousante e estimulante, esteticamente relevante, garantindo o cumprimento das condições e regras de segurança;
Colaborar na organização e realização das atividades lúdicas e socioeducativas desenvolvidas em contexto;
Conhecer e integrar os documentos normativos e orientadores de funcionamento de instituições de atendimento à infância
Encorajar o envolvimento das famílias através da partilha de informação, incentivando-os a participar com os seus saberes e criando parcerias com as restantes famílias;
Estabelecer relações de confiança e respeitar as diferenças culturais e especificidades de cada criança e sua família, possibilitando o estabelecimento de interações positivas baseadas numa relação empática, serena e afetuosa;
Garantir que as experiências e rotinas diárias da criança asseguram a satisfação das suas necessidades individuais de sono, alimentação e higiene;
Participar na interação entre os diversos agentes com responsabilidade na educação das crianças;
Promover o bem-estar, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças como núcleo do seu trabalho, respeitando a criança e as estratégias naturais de aprendizagem, tomando uma atitude de escuta;
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes ao nível da alimentação, repouso e higiene da criança;
Conhecimentos abrangentes ao nível do relacionamento interpessoal e da intervenção comunitária;
Conhecimentos abrangentes de educação literária, expressão musical, dramática, plástica e motora, de forma a acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas
Conhecimentos abrangentes do contexto onde se integra e de fatores que podem condicionar a sua ação.
Conhecimentos especializados de práticas educativas inclusivas;
Conhecimentos especializados sobre as etapas de desenvolvimento na criança, nos domínios: físico-motor, linguístico, social, emocional e cognitivo;
Conhecimentos especializados sobre as organizações educativas e sua relação com a família;
Conhecimentos fundamentais de educação, ética e diálogo intercultural em contexto
Conhecimentos fundamentais dos documentos orientadores e normativos de funcionamento da instituição;
Conhecimentos profundos de saúde e segurança na infância
Aptidões
Adequar os ambientes educativos aos interesses e às necessidades da criança, garantindo a sua saúde e a sua segurança
Analisar, interpretar e integrar a informação constante no projecto educativo, regulamento interno, no plano anual de atividades, no projeto pedagógico de sala e no projeto curricular de grupo
Aplicar práticas e procedimentos ajustados às necessidades e às características identificadas nos domínios físico-motor, linguístico, social, emocional e cognitivo;
Assegurar práticas adequadas em termos de alimentação, sono, higiene e bem-estar da criança
Atuar em conformidade com as necessidades específicas da criança, seguindo os princípios orientadores de uma educação inclusiva
Comunicar e agir com os intervenientes do processo educativo com cordialidade, empatia e respeito pelos seus direitos e diferenças
Dinamizar leitura de obras de literatura para crianças e desenvolver projetos de expressão artística, recorrendo a técnicas, recursos e metodologias variados
Identificar e resolver problemas associados ao contexto educativo de forma crítica, adotando uma postura reflexiva
Identificar e selecionar informação e formas de comunicação adequadas a uma produtiva interação na comunidade, aplicando corretamente a linguagem oral e escrita em contextos diversificados, nomeadamente com recurso às tecnologias
Promover oportunidades que aproximem a família, possibilitando um envolvimento efetivo, recorrendo, se necessário, às tecnologias na comunicação à distância
Atitudes
Assumir uma prática profissional orientada pelos princípios éticos e deontológicos
Demonstrar autonomia na resolução de situações e problemas associados ao contexto educativo
Demonstrar autonomia na seleção e no tratamento de informação de natureza diversa, assumindo responsabilidade pelas suas realizações
Demonstrar disponibilidade para comunicar e trabalhar de forma colaborativa;
Demonstrar empatia e disponibilidade na comunicação e na relação com a família
Demonstrar iniciativa, criatividade e autonomia na ação educativa
Demonstrar respeito pelo ritmo de desenvolvimento da criança
Demonstrar sentido de responsabilidade relativamente à organização, manutenção e prevenção de riscos dos ambientes educativos
Evidenciar uma atitude consciente e responsável relativamente às rotinas diárias da criança
Respeitar e valorizar a diferença, ajustando a sua intervenção às necessidades específicas da criança

--
Intervenção Educativa em Creche (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Ciências da Educação (0142) 0142 9 0 0 7.5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 15 0 0 12.5%
Psicologia (0311) 0311 3 0 0 2.5%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 6 0 0 5%
Matemática (0461) 0461 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Terapia e Reabilitação (0726) 0726 7 0 0 5.83%
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (0761) 0761 68 0 0 56.67%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 220h 0h 60
Semestral Dinâmicas do Mundo Contemporâneo Técnica 0312 150h
 (HEP 110h)
20h 0h
6
Semestral Desenvolvimento de Competências Linguísticas na 1.ª Infância. Geral e científica 0223 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Psicomotricidade na 1ª Infância Técnica 0761 150h
 (HEP 110h)
40h 0h
6
Semestral Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Geral e científica 0311 75h
 (HEP 25h)
0h 0h
3
Semestral Português Geral e científica 0223 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Organização e Gestão de Equipamentos Educativos Técnica 0142 75h
 (HEP 45h)
20h 0h
3
Semestral Oficinas de Expressão Artística I Técnica 0761 200h
 (HEP 140h)
50h 0h
8
Semestral Nutrição Saúde e Segurança na Infância Técnica 0726 175h
 (HEP 125h)
40h 0h
7
Semestral Matemática Geral e científica 0461 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Educação e Pedagogia Geral e científica 0142 75h
 (HEP 25h)
0h 0h
3
Semestral Educação e Envolvimento Parental Técnica 0761 150h
 (HEP 110h)
30h 0h
6
Semestral Diversidade e Educação Inclusiva Técnica 0142 75h
 (HEP 45h)
20h 0h
3
2º Ano 1500h 150h 0h 60
Semestral Supervisão e Acompanhamento da Ação Educativa Técnica 0761 175h
 (HEP 125h)
40h 0h
7
Semestral Oficinas de Expressão Artística II Técnica 0761 200h
 (HEP 140h)
50h 0h
8
Semestral Literatura para Crianças Geral e científica 0223 150h
 (HEP 100h)
0h 0h
6
Semestral Intervenção precoce Técnica 0761 75h
 (HEP 45h)
20h 0h
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0761 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Educação em Literacia Digital Técnica 0482 150h
 (HEP 100h)
40h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)