Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes ao nível da alimentação, repouso e higiene da criança; |
Conhecimentos abrangentes ao nível do relacionamento interpessoal e da intervenção comunitária; |
Conhecimentos abrangentes de educação literária, expressão musical, dramática, plástica e motora, de forma a acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas |
Conhecimentos abrangentes do contexto onde se integra e de fatores que podem condicionar a sua ação. |
Conhecimentos especializados de práticas educativas inclusivas; |
Conhecimentos especializados sobre as etapas de desenvolvimento na criança, nos domínios: físico-motor, linguístico, social, emocional e cognitivo; |
Conhecimentos especializados sobre as organizações educativas e sua relação com a família; |
Conhecimentos fundamentais de educação, ética e diálogo intercultural em contexto |
Conhecimentos fundamentais dos documentos orientadores e normativos de funcionamento da instituição; |
Conhecimentos profundos de saúde e segurança na infância |
Aptidões |
Adequar os ambientes educativos aos interesses e às necessidades da criança, garantindo a sua saúde e a sua segurança |
Analisar, interpretar e integrar a informação constante no projecto educativo, regulamento interno, no plano anual de atividades, no projeto pedagógico de sala e no projeto curricular de grupo |
Aplicar práticas e procedimentos ajustados às necessidades e às características identificadas nos domínios físico-motor, linguístico, social, emocional e cognitivo; |
Assegurar práticas adequadas em termos de alimentação, sono, higiene e bem-estar da criança |
Atuar em conformidade com as necessidades específicas da criança, seguindo os princípios orientadores de uma educação inclusiva |
Comunicar e agir com os intervenientes do processo educativo com cordialidade, empatia e respeito pelos seus direitos e diferenças |
Dinamizar leitura de obras de literatura para crianças e desenvolver projetos de expressão artística, recorrendo a técnicas, recursos e metodologias variados |
Identificar e resolver problemas associados ao contexto educativo de forma crítica, adotando uma postura reflexiva |
Identificar e selecionar informação e formas de comunicação adequadas a uma produtiva interação na comunidade, aplicando corretamente a linguagem oral e escrita em contextos diversificados, nomeadamente com recurso às tecnologias |
Promover oportunidades que aproximem a família, possibilitando um envolvimento efetivo, recorrendo, se necessário, às tecnologias na comunicação à distância |
Atitudes |
Assumir uma prática profissional orientada pelos princípios éticos e deontológicos |
Demonstrar autonomia na resolução de situações e problemas associados ao contexto educativo |
Demonstrar autonomia na seleção e no tratamento de informação de natureza diversa, assumindo responsabilidade pelas suas realizações |
Demonstrar disponibilidade para comunicar e trabalhar de forma colaborativa; |
Demonstrar empatia e disponibilidade na comunicação e na relação com a família |
Demonstrar iniciativa, criatividade e autonomia na ação educativa |
Demonstrar respeito pelo ritmo de desenvolvimento da criança |
Demonstrar sentido de responsabilidade relativamente à organização, manutenção e prevenção de riscos dos ambientes educativos |
Evidenciar uma atitude consciente e responsável relativamente às rotinas diárias da criança |
Respeitar e valorizar a diferença, ajustando a sua intervenção às necessidades específicas da criança |