| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes ao nível da alimentação, repouso e higiene da criança; |
| Conhecimentos abrangentes ao nível do relacionamento interpessoal e da intervenção comunitária; |
| Conhecimentos abrangentes de educação literária, expressão musical, dramática, plástica e motora, de forma a acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas |
| Conhecimentos abrangentes do contexto onde se integra e de fatores que podem condicionar a sua ação. |
| Conhecimentos especializados de práticas educativas inclusivas; |
| Conhecimentos especializados sobre as etapas de desenvolvimento na criança, nos domínios: físico-motor, linguístico, social, emocional e cognitivo; |
| Conhecimentos especializados sobre as organizações educativas e sua relação com a família; |
| Conhecimentos fundamentais de educação, ética e diálogo intercultural em contexto |
| Conhecimentos fundamentais dos documentos orientadores e normativos de funcionamento da instituição; |
| Conhecimentos profundos de saúde e segurança na infância |
| Aptidões |
| Adequar os ambientes educativos aos interesses e às necessidades da criança, garantindo a sua saúde e a sua segurança |
| Analisar, interpretar e integrar a informação constante no projecto educativo, regulamento interno, no plano anual de atividades, no projeto pedagógico de sala e no projeto curricular de grupo |
| Aplicar práticas e procedimentos ajustados às necessidades e às características identificadas nos domínios físico-motor, linguístico, social, emocional e cognitivo; |
| Assegurar práticas adequadas em termos de alimentação, sono, higiene e bem-estar da criança |
| Atuar em conformidade com as necessidades específicas da criança, seguindo os princípios orientadores de uma educação inclusiva |
| Comunicar e agir com os intervenientes do processo educativo com cordialidade, empatia e respeito pelos seus direitos e diferenças |
| Dinamizar leitura de obras de literatura para crianças e desenvolver projetos de expressão artística, recorrendo a técnicas, recursos e metodologias variados |
| Identificar e resolver problemas associados ao contexto educativo de forma crítica, adotando uma postura reflexiva |
| Identificar e selecionar informação e formas de comunicação adequadas a uma produtiva interação na comunidade, aplicando corretamente a linguagem oral e escrita em contextos diversificados, nomeadamente com recurso às tecnologias |
| Promover oportunidades que aproximem a família, possibilitando um envolvimento efetivo, recorrendo, se necessário, às tecnologias na comunicação à distância |
| Atitudes |
| Assumir uma prática profissional orientada pelos princípios éticos e deontológicos |
| Demonstrar autonomia na resolução de situações e problemas associados ao contexto educativo |
| Demonstrar autonomia na seleção e no tratamento de informação de natureza diversa, assumindo responsabilidade pelas suas realizações |
| Demonstrar disponibilidade para comunicar e trabalhar de forma colaborativa; |
| Demonstrar empatia e disponibilidade na comunicação e na relação com a família |
| Demonstrar iniciativa, criatividade e autonomia na ação educativa |
| Demonstrar respeito pelo ritmo de desenvolvimento da criança |
| Demonstrar sentido de responsabilidade relativamente à organização, manutenção e prevenção de riscos dos ambientes educativos |
| Evidenciar uma atitude consciente e responsável relativamente às rotinas diárias da criança |
| Respeitar e valorizar a diferença, ajustando a sua intervenção às necessidades específicas da criança |