Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Economia; Inglês
Descrição geral Coordenar, organizar e avaliar as atividades realizadas em diferentes áreas em unidades ou cadeias hoteleiras e planear, promover e vender produtos e serviços turísticos, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes
Atividades principais
Aplicar técnicas Comerciais e de Marketing
Aplicar técnicas de contabilidade
Coordenar e organizar as operações de comidas e bebidas garantindo a qualidade dos serviços
Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas
Gerir e dinamizar produtos, espaços e equipamentos turísticos considerando as boas práticas e legislação aplicável
Gerir equipas
Gerir operações em Agências de Viagens
Gerir reservas e o alojamento em hotelaria
Orçamentar um produto/serviço turístico
Organizar e efetuar o atendimento e a receção de clientes com vista a garantir um serviço de qualidade
Planificar e organizar abordagens e técnicas de interação com os clientes no sentido de maximizar os efeitos das atividades
Prestar informações, aconselhar e promover o mercado turístico junto do cliente
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da língua inglesa e espanhola: compreensão oral e escrita
Conhecimentos abrangentes de gestão: funções de gestão, funções da empresa, práticas contabilísticas, técnicas e controlo de vendas, organização do trabalho
Conhecimentos abrangentes de legislação aplicada ao turismo
Conhecimentos abrangentes de marketing e comunicação: estratégias e planos
Conhecimentos abrangentes dos processos de motivação, liderança, gestão de conflitos, de criação de grupos e equipas, de códigos de conduta
Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo, criação de empresas e planos de negócio
Conhecimentos abrangentes sobre o fenómeno turístico: sistemas de relações de turismo; oferta turística; procura turística, impactos; indústria do turismo
Conhecimentos especializados de Gestão de Alojamentos: quartos, reservas, check-in, receção de clientes, lançamentos de débitos e créditos, check-out, front office, faturação
Conhecimentos especializados de Gestão de Comidas e Bebidas: operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de compra, gestão de stocks, ementas, capacitação, rentabilidade, segurança alimentar, higiene individual, HACCP
Conhecimentos especializados de softwares para receção, alojamento e agência de viagem
Conhecimentos especializados sobre destinos, recursos, mercados, conceção e desenvolvimento de produtos, eventos e programas
Aptidões
Aplicar a legislação do setor turístico
Aplicar as normas de receção e front office
Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas inglesa e espanhola em contexto de comunicação oral, escrita com interlocutores estrangeiros.
Aplicar estratégias de marketing e comercialização e vendas em função da segmentação dos clientes
Aplicar ferramentas de informática de gestão e softwares relacionados com a gestão hoteleira e agências de viagens
Aplicar os métodos e as técnicas de organização e distribuição dos serviços de F&B e de operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de stocks e higiene e segurança alimentar
Aplicar técnicas de controlo de gestão e de análise do desempenho e situação financeira
Aplicar técnicas e instrumentos de elaboração de ementas, capacitação e rentabilidade do setor de F&B
Criar programas e eventos
Efetuar operações de venda/ tesouraria
Elaborar planos de comunicação e de marketing
Identificar as tendências de novos produtos e serviços da indústria turística
Negociar e vender produtos turísticos
Organizar e estruturar a oferta turística
Organizar procedimentos de reservas, quartos, check-in, check-out, contas de hóspedes e realização de relatórios
Prestar assistência ao cliente
Promover produtos e serviços turísticos
Utilizar estratégias de motivação, liderança, gestão de equipas e gestão de conflitos
Atitudes
Agir em função de princípios éticos e deontológicos
Comunicar, de forma clara e assertiva, a nível interno e externo à unidade hoteleira, com interlocutores diferenciados
Cuidar da imagem pessoal e postura profissional
Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional
Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado)
Demonstrar capacidade de argumentação e negociação na gestão de conflitos, problemas e situações imprevistas
Demonstrar capacidade de atualização face às novas tendências de mercado
Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados
Demonstrar capacidade de delineamento de estratégias de comunicação adaptadas a diferentes perfis de clientes, consoante a respetiva segmentação
Demonstrar capacidade de liderança e motivação dos interlocutores na gestão de equipas de trabalho
Demonstrar capacidade de planeamento e organização
Demonstrar capacidade de resiliência, inteligência emocional, gestão de conflitos e superação de pressões
Demonstrar facilidade no acolhimento, empenho, disponibilidade e hospitalidade
Demonstrar proatividade, espírito de iniciativa, criatividade e inovação
Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à unidade hoteleira, com diferentes interlocutores

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Turismo e Hotelaria (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 16 0 0 13.33%
Economia (0314) 0314 2 0 0 1.67%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 16 0 0 13.33%
Estatística (0462) 0462 3 0 0 2.5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 48 0 0 40%
Turismo e Lazer (0812) 0812 25 0 0 20.83%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 327h 0h 60
Semestral Aplicações Informáticas para a Receção e Alojamento Técnica 0811 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Técnicas de Receção e Alojamento Hoteleiro Técnica 0811 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Técnicas de Produção e Serviço de Comidas e Bebidas Técnica 0811 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Língua Inglesa II Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Língua Inglesa I Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Língua Espanhola II Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Língua Espanhola I Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Legislação Aplicada ao Turismo Técnica 0812 54h
 (HEP 9h)
30h 0h
2
Semestral Introdução ao Turismo Técnica 0812 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Inovação e Empreendedorismo Geral e científica 0345 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Gestão Financeira e Orçamental Técnica 0345 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Gestão de Empresas Técnica 0345 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Gestão de Comidas e Bebidas Técnica 0811 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Enogastronomia Técnica 0811 81h
 (HEP 51h)
21h 0h
3
Semestral Desenvolvimento de Produtos Turísticos Técnica 0812 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Comportamento Organizacional Geral e científica 0345 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
2º Ano 1620h 191h 0h 60
Semestral Aplicações Informáticas para Agência de Viagens Técnica 0812 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Sociedade e Economia Geral e científica 0314 54h
 (HEP 9h)
0h 0h
2
Semestral Segurança e Higiene no Trabalho Técnica 0862 108h
 (HEP 78h)
21h 0h
4
Semestral Marketing Turístico Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Gestão Comercial Técnica 0345 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Eventos e Logística Técnica 0812 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Estratégias de Comunicação Aplicadas ao Turismo Técnica 0812 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Estatística Geral e científica 0462 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 810h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)