Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Economia; Inglês
Descrição geral Coordenar, organizar e avaliar as atividades realizadas em diferentes áreas em unidades ou cadeias hoteleiras e planear, promover e vender produtos e serviços turísticos, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes
Atividades principais
Aplicar técnicas Comerciais e de Marketing
Aplicar técnicas de contabilidade
Coordenar e organizar as operações de comidas e bebidas garantindo a qualidade dos serviços
Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas
Gerir e dinamizar produtos, espaços e equipamentos turísticos considerando as boas práticas e legislação aplicável
Gerir equipas
Gerir operações em Agências de Viagens
Gerir reservas e o alojamento em hotelaria
Orçamentar um produto/serviço turístico
Organizar e efetuar o atendimento e a receção de clientes com vista a garantir um serviço de qualidade
Planificar e organizar abordagens e técnicas de interação com os clientes no sentido de maximizar os efeitos das atividades
Prestar informações, aconselhar e promover o mercado turístico junto do cliente
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da língua inglesa e espanhola: compreensão oral e escrita
Conhecimentos abrangentes de gestão: funções de gestão, funções da empresa, práticas contabilísticas, técnicas e controlo de vendas, organização do trabalho
Conhecimentos abrangentes de legislação aplicada ao turismo
Conhecimentos abrangentes de marketing e comunicação: estratégias e planos
Conhecimentos abrangentes dos processos de motivação, liderança, gestão de conflitos, de criação de grupos e equipas, de códigos de conduta
Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo, criação de empresas e planos de negócio
Conhecimentos abrangentes sobre o fenómeno turístico: sistemas de relações de turismo; oferta turística; procura turística, impactos; indústria do turismo
Conhecimentos especializados de Gestão de Alojamentos: quartos, reservas, check-in, receção de clientes, lançamentos de débitos e créditos, check-out, front office, faturação
Conhecimentos especializados de Gestão de Comidas e Bebidas: operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de compra, gestão de stocks, ementas, capacitação, rentabilidade, segurança alimentar, higiene individual, HACCP
Conhecimentos especializados de softwares para receção, alojamento e agência de viagem
Conhecimentos especializados sobre destinos, recursos, mercados, conceção e desenvolvimento de produtos, eventos e programas
Aptidões
Aplicar a legislação do setor turístico
Aplicar as normas de receção e front office
Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas inglesa e espanhola em contexto de comunicação oral, escrita com interlocutores estrangeiros.
Aplicar estratégias de marketing e comercialização e vendas em função da segmentação dos clientes
Aplicar ferramentas de informática de gestão e softwares relacionados com a gestão hoteleira e agências de viagens
Aplicar os métodos e as técnicas de organização e distribuição dos serviços de F&B e de operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de stocks e higiene e segurança alimentar
Aplicar técnicas de controlo de gestão e de análise do desempenho e situação financeira
Aplicar técnicas e instrumentos de elaboração de ementas, capacitação e rentabilidade do setor de F&B
Criar programas e eventos
Efetuar operações de venda/ tesouraria
Elaborar planos de comunicação e de marketing
Identificar as tendências de novos produtos e serviços da indústria turística
Negociar e vender produtos turísticos
Organizar e estruturar a oferta turística
Organizar procedimentos de reservas, quartos, check-in, check-out, contas de hóspedes e realização de relatórios
Prestar assistência ao cliente
Promover produtos e serviços turísticos
Utilizar estratégias de motivação, liderança, gestão de equipas e gestão de conflitos
Atitudes
Agir em função de princípios éticos e deontológicos
Comunicar, de forma clara e assertiva, a nível interno e externo à unidade hoteleira, com interlocutores diferenciados
Cuidar da imagem pessoal e postura profissional
Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional
Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado)
Demonstrar capacidade de argumentação e negociação na gestão de conflitos, problemas e situações imprevistas
Demonstrar capacidade de atualização face às novas tendências de mercado
Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados
Demonstrar capacidade de delineamento de estratégias de comunicação adaptadas a diferentes perfis de clientes, consoante a respetiva segmentação
Demonstrar capacidade de liderança e motivação dos interlocutores na gestão de equipas de trabalho
Demonstrar capacidade de planeamento e organização
Demonstrar capacidade de resiliência, inteligência emocional, gestão de conflitos e superação de pressões
Demonstrar facilidade no acolhimento, empenho, disponibilidade e hospitalidade
Demonstrar proatividade, espírito de iniciativa, criatividade e inovação
Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à unidade hoteleira, com diferentes interlocutores

--
Turismo e Hotelaria (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 16 0 0 13.33%
Economia (0314) 0314 2 0 0 1.67%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 16 0 0 13.33%
Estatística (0462) 0462 3 0 0 2.5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 48 0 0 40%
Turismo e Lazer (0812) 0812 25 0 0 20.83%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 327h 0h 60
Semestral Enogastronomia Técnica 0811 81h
 (HEP 51h)
21h 0h
3
Semestral Desenvolvimento de Produtos Turísticos Técnica 0812 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Comportamento Organizacional Geral e científica 0345 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Aplicações Informáticas para a Receção e Alojamento Técnica 0811 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Técnicas de Receção e Alojamento Hoteleiro Técnica 0811 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Técnicas de Produção e Serviço de Comidas e Bebidas Técnica 0811 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Língua Inglesa II Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Língua Inglesa I Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Língua Espanhola II Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Língua Espanhola I Geral e científica 0222 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Legislação Aplicada ao Turismo Técnica 0812 54h
 (HEP 9h)
30h 0h
2
Semestral Introdução ao Turismo Técnica 0812 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Inovação e Empreendedorismo Geral e científica 0345 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Gestão Financeira e Orçamental Técnica 0345 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Gestão de Empresas Técnica 0345 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Gestão de Comidas e Bebidas Técnica 0811 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
2º Ano 1620h 191h 0h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 810h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral Aplicações Informáticas para Agência de Viagens Técnica 0812 81h
 (HEP 36h)
32h 0h
3
Semestral Sociedade e Economia Geral e científica 0314 54h
 (HEP 9h)
0h 0h
2
Semestral Segurança e Higiene no Trabalho Técnica 0862 108h
 (HEP 78h)
21h 0h
4
Semestral Marketing Turístico Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Gestão Comercial Técnica 0345 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Eventos e Logística Técnica 0812 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Estratégias de Comunicação Aplicadas ao Turismo Técnica 0812 108h
 (HEP 63h)
32h 0h
4
Semestral Estatística Geral e científica 0462 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)