Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes da língua inglesa e espanhola: compreensão oral e escrita |
Conhecimentos abrangentes de gestão: funções de gestão, funções da empresa, práticas contabilísticas, técnicas e controlo de vendas, organização do trabalho |
Conhecimentos abrangentes de legislação aplicada ao turismo |
Conhecimentos abrangentes de marketing e comunicação: estratégias e planos |
Conhecimentos abrangentes dos processos de motivação, liderança, gestão de conflitos, de criação de grupos e equipas, de códigos de conduta |
Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo, criação de empresas e planos de negócio |
Conhecimentos abrangentes sobre o fenómeno turístico: sistemas de relações de turismo; oferta turística; procura turística, impactos; indústria do turismo |
Conhecimentos especializados de Gestão de Alojamentos: quartos, reservas, check-in, receção de clientes, lançamentos de débitos e créditos, check-out, front office, faturação |
Conhecimentos especializados de Gestão de Comidas e Bebidas: operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de compra, gestão de stocks, ementas, capacitação, rentabilidade, segurança alimentar, higiene individual, HACCP |
Conhecimentos especializados de softwares para receção, alojamento e agência de viagem |
Conhecimentos especializados sobre destinos, recursos, mercados, conceção e desenvolvimento de produtos, eventos e programas |
Aptidões |
Aplicar a legislação do setor turístico |
Aplicar as normas de receção e front office |
Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas inglesa e espanhola em contexto de comunicação oral, escrita com interlocutores estrangeiros. |
Aplicar estratégias de marketing e comercialização e vendas em função da segmentação dos clientes |
Aplicar ferramentas de informática de gestão e softwares relacionados com a gestão hoteleira e agências de viagens |
Aplicar os métodos e as técnicas de organização e distribuição dos serviços de F&B e de operações de alimentação e bebidas, aprovisionamento, gestão de stocks e higiene e segurança alimentar |
Aplicar técnicas de controlo de gestão e de análise do desempenho e situação financeira |
Aplicar técnicas e instrumentos de elaboração de ementas, capacitação e rentabilidade do setor de F&B |
Criar programas e eventos |
Efetuar operações de venda/ tesouraria |
Elaborar planos de comunicação e de marketing |
Identificar as tendências de novos produtos e serviços da indústria turística |
Negociar e vender produtos turísticos |
Organizar e estruturar a oferta turística |
Organizar procedimentos de reservas, quartos, check-in, check-out, contas de hóspedes e realização de relatórios |
Prestar assistência ao cliente |
Promover produtos e serviços turísticos |
Utilizar estratégias de motivação, liderança, gestão de equipas e gestão de conflitos |
Atitudes |
Agir em função de princípios éticos e deontológicos |
Comunicar, de forma clara e assertiva, a nível interno e externo à unidade hoteleira, com interlocutores diferenciados |
Cuidar da imagem pessoal e postura profissional |
Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional |
Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado) |
Demonstrar capacidade de argumentação e negociação na gestão de conflitos, problemas e situações imprevistas |
Demonstrar capacidade de atualização face às novas tendências de mercado |
Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados |
Demonstrar capacidade de delineamento de estratégias de comunicação adaptadas a diferentes perfis de clientes, consoante a respetiva segmentação |
Demonstrar capacidade de liderança e motivação dos interlocutores na gestão de equipas de trabalho |
Demonstrar capacidade de planeamento e organização |
Demonstrar capacidade de resiliência, inteligência emocional, gestão de conflitos e superação de pressões |
Demonstrar facilidade no acolhimento, empenho, disponibilidade e hospitalidade |
Demonstrar proatividade, espírito de iniciativa, criatividade e inovação |
Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à unidade hoteleira, com diferentes interlocutores |