1 setembro 2023

Obras de construção e requalificação financiadas pelo Programa Impulso do Plano de Recuperação e Resiliência

Obras de construção e requalificação financiadas pelo Programa Impulso do Plano de Recuperação e Resiliência

A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitam o Edifício Abel Salazar, no Porto e a Residência para estudantes do Ensino Superior do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

O edifício onde se esteve instalado o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e que outrora acolheu a Escola Médico-Cirúrgica do Porto e, mais tarde, a Faculdade de Medicina, foi construído no antigo Largo da Escola Médica, atual Largo do Professor Abel Salazar, na cerca do extinto Convento de Nossa Senhora do Carmo (Carmelitas Descalços).

Planeado pelos arquitetos Rogério dos Santos Azevedo (1898-1983) e Baltazar Castro (1891-1967) para responder à insuficiência das instalações da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o edifício foi inaugurado em 1935. Combina os estilos neoclássico da frontaria com o "Art Déco" do interior.
 

A Faculdade de Medicina ocupou este imóvel até 1960, ano em que foi transferida para as actuais instalações no Hospital de S. João. Em 1975, aquando da criação do ICBAS, o edifício encontrava-se ocupado por serviços e departamentos da Faculdade de Letras e da Faculdade de Ciências, assim como por outros serviços universitários. (in sigarra.up.pt- U.Porto - Edifícios com história)

O Edifício Abel Salazar está a ser alvo de um projeto de requalificação no âmbito do Programa Impulsos Jovens e Adultos através de financiamento por parte do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de quase 5 milhões de euros.

A obra permitirá reforçar a formação em Medicina visto que uma das partes do edifíciose destina ao apoio direto ao ensino clínico desenvolvido pelo ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto). Estando a outra parte das instalações reservada para a formação mais geral, sendo isso possível através da reabilitação de salas de aula, do anfiteatro para acolher novas formações, modernização da infraestrutura tecnológica e informática, adaptação de salas e auditórios para a realização de aulas em regime de e-learning, de forma a concretizar o Programa de Formação Multidisciplinar implementado pela Universidade do Porto.

 

(Projeto para a Residência do IPCA/B-CRIC)

Situada no Campus do IPCA em São Martinho, Barcelos, a obra para a construção de um novo edifício para a Residência denominada “Alojamento Estudantil do IPCA/B-CRIC”, será igualmente visitada por ambas as Ministras.
Esta Residência disponibilizará 133 camas novas, cujo financiamento por parte do Plano de Recuperação e Resiliência atinge mais de 4 milhões de euros. A referida residência ficará integrada no complexo B-CRIC, que contará também com um edifício dedicado à investigação e inovação e um auditório.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, afirmou que “a aprovação destas candidaturas é um passo muito importante para o IPCA, respondendo a uma necessidade sentida há muito tempo, desde a sua entrada em funcionamento, em 1996, de disponibilizar alojamento aos nossos estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras. Desta forma, o IPCA irá contribuir de uma forma ainda mais expressiva para a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e à sociedade do conhecimento, respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes e das famílias”. (in ipca.pt/ - Foram aprovadas as duas candidaturas que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) apresentou para financiamento de residências de estudantes em Barcelos.)

Consultar documento - Agenda 01 de setembro 2023