Apresentação do relatório "Uma estratégia para a internacionalização do Ensino Superior Português"

Decorreu no dia 23 de setembro no Teatro Thalia, em Lisboa, a apresentação pública do relatório “Uma estratégia para a internacionalização do Ensino Superior Português”, que contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato e do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

O relatório foi elaborado por um Grupo de Trabalho designado por Despacho Conjunto dos dois Ministros, e concretiza o preconizado num dos objetivos estratégicos definidos no Programa do XIX Governo Constitucional e o 6º objetivo das Linhas de Orientação Estratégica para o Ensino Superior: “ internacionalizar o ensino superior português”.

A apresentação esteve a cargo do Coordenador do Grupo de Trabalho, Prof. João Guerreiro, e contou ainda com as intervenções de S. Exa o Secretário de Estado do Ensino Superior, do Presidente do CRUP, de um membro da Comissão Permanente do CCISP, do Presidente da APESP, tendo o encerramento estado a cargo de S. Exas o Ministro da Educação e Ciência e o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional.

 O relatório apresenta um retrato do fenómeno da internacionalização do ensino superior num contexto nacional e internacional, apontando alguns exemplos de estratégias de internacionalização de países que constituem modelos de boas práticas. No contexto nacional são identificadas algumas áreas e programas onde a cooperação tem vindo a revelar maior impacto. Destaca, ainda, a importância que pode vir a assumir, num futuro próximo, o ensino a distância e as potencialidades que o mesmo pode trazer para as Instituições de Ensino Superior portuguesas. Salientando o papel que Portugal assumiu na área do reconhecimento académico e as vantagens que as medidas nacionais trouxeram para a remoção de obstáculos à mobilidade académica e profissional e, também, à atração de estudantes e de investigadores estrangeiros, foi evidenciada a premência que assume uma maior visibilidade do ensino superior português a par do reconhecimento internacional, que foi já alcançado pelo setor da Ciência.

O relatório apresenta um conjunto alargado de recomendações organizadas em quatro grandes áreas: cooperação institucional estratégica, mobilidade, promoção e governança. O relatório esteve em consulta pública até ao dia 31 de outubro, estando nesta fase a ser analisadas, pelas tutelas, as próximas medidas. 

Ana Mateus, membro do Grupo de Trabalho