Conferência Ministerial do Processo de Bolonha

Realizou-se nos dias 14 e 15 de maio de 2015, em Erevan, na Arménia, a 9ª Conferência Ministerial do Processo de Bolonha e o 4º Fórum para as Políticas de Bolonha, com a presença de representantes de 48 países, incluindo Portugal, cuja delegação foi liderada pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, contando igualmente com membros consultivos, observadores e convidados do país anfitrião.

Estiveram em debate pelos Ministros e representantes dos Estados presentes, os documentos elaborados entre 2012 e 2015, pelos diversos Grupos de Trabalho compostos pelos países representados na Conferência, e que tiveram o acompanhamento permanente do Bologna Follow-Up Group.

Os documentos aprovados foram o Relatório sobre o estado de Implementação do Processo de Bolonha; o Processo de Bolonha em revisão: Futuro do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES); o Comunicado Ministerial de Erevan e o Comunicado do 4º Fórum para as Políticas de Bolonha.

Foram abordados, durante os dois dias de reunião, os tópicos relativos ao contexto atual do EEES, Graus e Qualificações de Ensino Superior, sistema de Graus nos diversos países, ferramentas de Bolonha, sistemas de Reconhecimento Académico, sistemas de Garantia da Qualidade, Dimensão Social no Ensino Superior, Aprendizagem ao Longo da Vida, Empregabilidade, Internacionalização e Mobilidade.

A Conferência resultou num compromisso dos Estados participantes para trabalharem coletivamente no sentido de cumprirem os desafios colocados pelo Ensino Superior até 2018, data da próxima Conferência Ministerial.

Os documentos discutidos encontram-se disponíveis para consulta no portal da Conferência:
http://bologna-yerevan2015.ehea.info/pages/view/home