Participação em projetos internacionais

O Centro ENIC/NARIC Portugal integra, mais uma vez, dois consórcios europeus que apresentaram dois projetos a financiamento pela União Europeia, no âmbito da Ação 3 do Programa Erasmus +. Os dois projetos foram amplamente elogiados pela Comissão Europeia e selecionados para financiamento.

O primeiro projeto, denominado FRAUDOC – Guidelines on Diploma Mills and Document Fraud for Credential Evaluators, tem como objetivo estabelecer um ponto de situação sobre o estado da arte referente às medidas existentes para a verificação de diplomas falsos ou de instituições não acreditadas. O projeto pretende criar e aperfeiçoar as técnicas de verificação dos referidos documentos, dando maior segurança aos credential evaluators e estabelecer mecanismos anti-fraude.

Iniciado no passado mês de março e com uma duração de 24 meses, o projeto coordenado pelo Centro ENIC/NARIC Itália, conta, para além de Portugal, com a participação dos centros ENIC/NARIC da Bélgica (Flandres), Dinamarca, Estónia e Suécia. Como parceiros não formais foram também convidados, três outros Centros, Canadá, Estados Unidos da América e Nova Zelândia.

O segundo projeto tem a designação de New Paradigms: Automatic Recognition and Evaluation of Competences e tem como objetivo abordar uma temática fraturante para grande parte dos países da União – reconhecimento automático – questão constantemente em cima da mesa nas reuniões de trabalho sobre reconhecimento de qualificações estrangeiras. Tendo em conta a experiência de Portugal, através da implementação de um sistema de reconhecimento, dito “automático”, no âmbito do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, Portugal encontra-se no Core team do Grupo de Trabalho.

O projeto terá a duração de 24 meses, tendo-se iniciado no passado dia 1 de março e será coordenado pelo EP-NUFFIC (Holanda).