Projeto INTER-HED

 

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) participa no projeto INTER-HED, cofinanciado pela Comissão Europeia, no âmbito da Ação 3 do Programa Erasmus Mundus (projetos de informação das Estruturas Nacionais Erasmus Mundus).

O projeto tem a duração de três anos (iniciado em novembro de 2011), coordenado por Itália em parceria com outras cinco Estruturas Nacionais Erasmus Mundus: Bélgica (Comunidade Francesa), Irlanda, Lituânia, Malta e Portugal.

O objetivo do projeto consiste na partilha de informação sobre os diversos sistemas de ensino superior e as políticas de internacionalização, nomeadamente através da criação de um curso de formação online, com 2 edições, dirigido a administradores/gestores de cursos conjuntos e assente em três módulos: (i) Estruturas dos diferentes sistemas de ensino superior; (ii) Gestão de cursos conjuntos; e (iii) Reconhecimento de qualificações.

A 1ª edição ocorreu entre fevereiro e novembro de 2013 e terminou com uma sessão “face-to-face”com a qual contou com o consórcio e os participantes. Esta sessão permitiu fomentar o networking entre os participantes e colocar em prática os conhecimentos adquiridos, através de exercícios específicos sobre a criação e gestão de um curso conjunto (ex. Erasmus Mundus).

A 2ª edição do curso de formação online irá ocorrer entre fevereiro e setembro de 2014. As inscrições encontram-se encerradas estando a decorrer a fase de seleção dos candidatos e os resultados serão publicados em janeiro de 2014.