18 março 2024

Relatório de Avaliação Intermédia | O contributo dos Impulsos para o Ensino Superior em Portugal: o que está a ser feito - janeiro 2024

Relatório de Avaliação Intermédia | O contributo dos Impulsos para o Ensino Superior em Portugal: o que está a ser feito - janeiro 2024

A avaliação dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integra a calendarização aprovada, a qual prevê a realização de avaliações no final de cada ano, de 2022 a 2025, com avaliações intermédias e eventuais reprogramações a partir de 2023 e a produção do Relatório Final até ao final do 1º semestre de 2026.
Encontrando-se estes programas sensivelmente a meio da sua execução, entende-se também que se está no momento ideal e oportuno para avaliar, sopesar e eventualmente alterar estratégias.
O presente relatório pretende, pois, dar a conhecer a situação dos principais indicadores que a Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) contratualizou com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e que, por sua vez, a DGES, enquanto beneficiário intermediário, contratualizou com os seus beneficiários finais – Consórcios liderados por Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, públicas e privadas.
É apresentado um relatório único para o Impulso Jovens STEAM e para o Impulso Adultos dado que os dois programas, embora distintos, sempre estiveram relacionados entre si, foram implementados através de um único concurso, aberto e competitivo, tendo sido submetidas candidaturas que incluíam projetos no âmbito de qualquer um dos dois programas.
Para além da divulgação do ponto de situação das metas em que assentam todos os investimentos financiados pelo PRR, pretende-se fazer um relato da execução financeira bem como um ponto de situação detalhado das obras e infraestruturas, dado constituírem uma componente de risco dos programas, sob vários aspetos, e representarem uma parte considerável da sua programação financeira.
Pretende-se, ainda, mostrar um conjunto de indicadores “de impacto”, associados às metas contratualizadas com a Comissão Europeia, mas que vão para além delas, designadamente no que toca a aspetos de valorização curricular e inovação pedagógica nos cursos e nas IES.

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