Apresentação da DRMCI - Divisão de Reconhecimento, Mobilidade e Cooperação Internacional

Tenho o prazer de vos apresentar a Divisão de Reconhecimento, Mobilidade e Cooperação Internacional, da Direção Geral do Ensino Superior, cuja missão é apoiar, acompanhar e garantir a coordenação das políticas, programas, projetos e oportunidades ao nível internacional, no quadro do Ensino Superior, no âmbito das competências do Ministério da Educação e Ciência.

As principais atividades desenvolvidas por esta Unidade Orgânica, incidem, sobretudo, no apoio junto da Tutela à tomada de decisão política, na criação de ferramentas de gestão e na promoção de boas práticas e experiências com vista à expansão da internacionalização do sistema de Ensino Superior português.

Conseguimos, facilmente, identificar duas áreas principais de intervenção: (i) a dimensão politica de gestão de programas e promoção da mobilidade ao nível europeu, bilateral, multilateral e internacional, (ii) e o reconhecimento de qualificações de nível superior estrangeiras. Esta Unidade integra o Centro ENIC/NARIC e a Estrutura Nacional do Programa Erasmus Mundus.

A nossa principal função é prestar informação ao cidadão que a nós se dirige e procurar soluções que garantam uma satisfação das suas expetativas. Simultaneamente, garantir a representação ao nível nacional, europeu e internacional, identificar e disseminar oportunidades ao nível internacional, colaborar e partilhar informação com os principais intervenientes do sistema, promover programas e a participação dos estudantes em experiências de mobilidade internacional.

Por último, mas provavelmente o mais importante, apresento a equipa que, através das suas ideias, torna possível e coloca em prática todas estas atividades: Manuela Paiva, Sarah Fernandes, Leonor Santa Clara, Hugo Sena, João Figueiredo, Fernando Freitas, Diana Nascimento, Tiago Ilhicas e eu própria.

Espero ter despertado a vossa curiosidade para quererem saber mais sobre nós. Visitem-nos em: www.dges.gov.pt.

Ana Mateus
Chefe de Divisão